Empresas apresentam deliciosos sorvetes e dispositivos inovadores para cães cegos no evento pet. Agora, marcas também direcionam seus produtos para gatos.

Enquanto tutores buscam mais qualidade de vida e bem-estar para seus pets, o mercado desenvolve produtos e serviços para esse público exigente. E marcas têm mirado cada vez mais os felinos. Esse movimento pôde ser observado na Pet South America 2023, que ocorreu em São Paulo nesta semana e é considerada a mais importante feira do segmento voltada a negócios da América Latina. Em três dias —de quarta (16) a esta sexta (18)—, cerca de 500 marcas expositoras marcaram presença na feira e na Pet Vet, evento paralelo exclusivo para veterinários. Em 2022, quando a Pet South America completou 20 anos, foi registrado público recorde de 32 mil visitantes. Os números deste ano ainda não foram divulgados.

Pelos corredores da São Paulo Expo, profissionais do setor pet encontraram novidades e tendências, passando por alimentos naturais, suplementos, petiscos, brinquedos, caminhas, bolsas de luxo, produtos de higiene e beleza, areia para gatos, arranhadores, material para banho e tosa e equipamentos veterinários. Como nas edições anteriores, também ocorreram rodadas de negócio de exportação.

Embora o balanço também não tenha ainda sido divulgado, os resultados do evento foram comemorados por Guilherme Martinez, head de produto do núcleo pet da NürnbergMesse Brasil, promotora da Pet South America e da Pet Vet. “A nossa expectativa para a edição deste ano já era alta porque temos acompanhado o mercado, vemos o quanto novas marcas estão surgindo e o quanto as consolidadas seguem crescendo. Mas o resultado foi surpreendente. Só no primeiro dia, a Pet Vet, voltada à indústria veterinária, já bateu recorde de visitação, 73% acima do que tivemos no evento todo do ano passado”, disse.

Segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil), o Brasil tem cerca de 150 milhões de animais de estimação, sendo 85 milhões de cães e gatos. Cachorros são maioria nos lares, mas gatos estão em alta e lideram crescimento no país. “Os cuidados com os animais são cada vez mais prioridade para os tutores e o movimento nas nossas feiras reflete isso. Mesmo na Pet South America, era possível encontrar diversos produtos voltados ao bem-estar deles. Hoje, dividimos a atenção que temos com a nossa saúde com a dos pets. E, para nós, é muito gratificante que os principais players do mercado com soluções para cuidar deles estejam no nosso evento”, afirmou Martinez.

A marca de alimentos Royal Canin levou um hospital modelo, com equipe e estrutura adaptada na recepção e consultório para receber os felinos, incluindo caixas de transporte, arranhadores e o uso de feromônio. O ambiente cat friendly foi elaborado de acordo com programa da American Association of Feline Practitioners. A HTM Vet, que fabrica equipamentos para saúde e bem-estar, lançou um eletroestimulador portátil, aparelho de correntes excitomotoras e terapêuticas para tratamentos de dor aguda e crônica, drenagem de edemas e incontinência urinária, entre outros tratamentos. Também mostrou outros dispositivos veterinários para animais de pequeno e grande portes, como ultrassom.

Palestras debateram saúde mental no contexto da medicina veterinária, temas de saúde e de comportamento animal. O evento teve ainda uma edição especial do We Need To Talk About Cannabis, com especialistas e pesquisadores discutindo mercado e regulação do uso medicinal de cannabis para pets.

Além dos produtos e serviços voltados para felinos, a feira contou com diversas outras novidades. A marca de alimentos Prefere lançou um gelato que pode ser consumido por cães e humanos, nos sabores carne, morango, chocolate (alfarroba) e baunilha. A Docg apresentou sua nova linha de suplementos para cães e gatos, além de mostrar a Linha Natural Food LIOF, um alimento sem ingredientes artificiais e transgênicos. A Pratipet levou para o evento toalhas descartáveis e biodegradáveis, enquanto a Pet Society lançou a linha Hello Kitty and Friends, com produtos enriquecidos com extrato de algodão e camomila para cães e gatos.

No setor de higiene e beleza, a marca Hydra apresentou lançamentos com fórmulas de alta qualidade e tecnologia avançada, como uma água perfumada para finalizar o banho dos pets. Já a empresa Mabuu mostrou sua linha de produtos reciclados, incluindo roupas e camas feitas com fibra siliconada de garrafa pet verde e linho reciclável. E a Beethoven Agropet apresentou produtos desenvolvidos com madeira de reflorestamento, certificada ambientalmente.

A feira também contou com a presença de startups, micro e pequenas empresas do setor pet, além de empresas voltadas para pets não convencionais, como coelhos, tartarugas, hamsters e peixes. E o destaque ficou por conta da Mastergroom, a maior competição de tosa do mundo, que reuniu cerca de 600 cães e 800 competidores em 35 categorias.

A Pet South America 2023 foi um sucesso e mostrou como o mercado pet está em constante crescimento, atendendo às demandas dos tutores que buscam cada vez mais o bem-estar e a qualidade de vida de seus animais de estimação. O evento proporcionou a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações e tendências do setor, além de oferecer um ambiente propício para a realização de negócios e networking entre os profissionais do segmento. Com certeza, foi um evento importante para impulsionar ainda mais a indústria pet no Brasil e na América Latina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo