Além do novo sistema de dessalinização, o governador também entregou a adutora da nova captação de água da Praia do Boldró e um reservatório para água do mar com capacidade de armazenamento de um milhão de litros. O investimento total nesses projetos é de aproximadamente R$ 22 milhões. Com todas essas melhorias, a expectativa é de que Fernando de Noronha deixe de sofrer com qualquer tipo de racionamento e passe a ter um abastecimento diário e regular de água de qualidade.
Outra importante ação promovida durante a visita do governador foi o início das obras do Laboratório VADELATA Pelo Planeta, que será o primeiro laboratório de economia circular do país. Esse espaço, resultado de uma parceria entre a administração da ilha e a Ball Coorporation, terá como objetivo centralizar a coleta de latas de alumínio em Noronha e realizar o pré-processamento dessas latas para serem enviadas a um centro de reciclagem em São Paulo. Além disso, o laboratório também abrigará projetos sociais e educacionais para a comunidade local.
Na área de educação, o governador entregou o novo parque infantil da creche Bem-Me-Quer, construído em parceria com a Ball Corporation e a administração da ilha. Esse parque tem como objetivo promover o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo das 230 crianças atendidas pela instituição. Além disso, foram inaugurados a biblioteca Cantos de Leitura e o novo Laboratório de Ciências na EREFEM Arquipélago Fernando de Noronha, que atende 410 alunos do Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
Por fim, o governador autorizou a licitação para contratação da empresa responsável pelos projetos de drenagem e pavimentação das estradas vicinais de Noronha e entregou termos de permissão de uso para duas famílias locais, representando os 152 terrenos já entregues pela Política Habitacional Distrital.
Estiveram presentes na visita os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), José Bertotti (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial), a presidente da Compesa, Manoela Marinho, o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Antônio Vaz, o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, o deputado federal Felipe Carreras e conselheiros da ilha.
Com todas essas ações, o governo de Pernambuco demonstra seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o acesso à água potável e a melhoria da qualidade de vida da população de Fernando de Noronha.