Paulo Câmara, governador de Pernambuco, fecha sua participação na COP26 assinando a Carta de Edimburgo e se reunindo com delegação chinesa.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, encerrou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) com um compromisso pela neutralidade da emissão de gases do efeito estufa. Ao lado da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e dos representantes do ICLEI – Associação de Governos Locais para a Sustentabilidade, ele assinou a Carta de Edimburgo, reafirmando a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Durante o evento, Paulo Câmara ressaltou a importância de encontrar maneiras de melhorar a qualidade de vida da população sem prejudicar o meio ambiente: “Essa assinatura representa nossa aliança pelo clima assegurada. Foram quatro dias de intenso trabalho, aqui em Glasgow, que deixaram clara a nossa posição sobre a importância de encontrarmos caminhos para a melhoria da qualidade de vida de nossa população sem degradar a natureza”. Além disso, o governador anunciou que o Recife sediará o próximo Encontro Internacional do ICLEI em março de 2022, para dar continuidade aos trabalhos em prol da sustentabilidade.

Durante a COP26, Paulo Câmara também participou de uma reunião bilateral com representantes do governo chinês, incluindo o enviado especial Xie Zhenhua. O governador destacou a abertura de Xie para a construção de parcerias com Pernambuco e o Nordeste. Xie é reconhecido por sua atuação estratégica em relação à proteção ao meio ambiente e teve um papel decisivo nas negociações do Acordo de Paris em 2015. Além disso, ele mantém uma boa relação com o Brasil em questões ambientais.

No último dia da conferência, Paulo Câmara participou de um evento promovido pelo Centro Brasil no Clima, que evidenciou a mobilização dos governadores brasileiros em prol do desenvolvimento sustentável. Ele compareceu ao evento ao lado do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

A participação de Paulo Câmara na COP26 demonstra o compromisso do governo de Pernambuco com a questão climática e a busca por soluções sustentáveis. A assinatura da Carta de Edimburgo reforça o comprometimento do estado em reduzir suas emissões de carbono e contribuir para a neutralidade climática até 2050. Além disso, a reunião com representantes do governo chinês fortalece as parcerias internacionais em questões ambientais e evidencia a importância do diálogo e cooperação entre os países. O evento promovido pelo Centro Brasil no Clima destaca a união dos governadores brasileiros em torno da agenda sustentável, mostrando que há uma consciência coletiva dos gestores públicos sobre a urgência em enfrentar as mudanças climáticas e buscar soluções para o desenvolvimento sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo