Prefeitura de São Paulo busca novas soluções para população de rua após receber críticas.

A gestão de Ricardo Nunes (MDB) à frente da Prefeitura de São Paulo diz estar em busca de políticas inovadoras e de saídas ainda não testadas para lidar com a população em situação de rua na capital paulista. A mobilização se dá após o prefeito ser alvo de duras críticas por promover ações consideradas truculentas.

Nesta segunda-feira (7), Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, firmará um acordo com uma instituição internacional que difunde a metodologia “housing first” (moradia primeiro), que busca garantir o acesso imediato à moradia para pessoas que vivem nas ruas possam se reinserir socialmente.

O modelo de atendimento tem sido empregado em São Paulo recentemente pelo padre Julio Lancellotti, em parceria com a organização Fundo Fica. A iniciativa adquiriu três imóveis para acolher 15 famílias que viviam sob viadutos da zona leste da cidade.

O padre Julio Lancellotti é um dos principais críticos das políticas adotadas por Nunes para o tema. No fim de maio, o prefeito chegou a chorar diante de Lancellotti, se dizendo pessoalmente atingido por suas opiniões, e pediu que o religioso o ajudasse. O episódio foi revelado pelo Painel.

O acordo desta segunda será assinado com o Institute of Global Homelessness (IGH), sediado em Chicago (EUA). A parceria foi costurada pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Carlos Bezerra, que esteve em cidades fora do país para conhecer soluções dadas ao problema social.

Por meio do pacto, a capital paulista fará parte do programa internacional Vanguard Cities e contará com o suporte de especialistas do IGH para enfrentar o déficit habitacional. As cidades participantes também trocam experiências sobre o tema.

Atualmente, fazem parte do grupo os prefeitos de Londres e Manchester (Inglaterra), Helsinque (Finlândia), Medicine Hat e Edmonton (Canadá), Arica (Chile) e Houston (EUA).

A gestão de São Paulo já se inspirou no modelo “housing first” com a criação do programa Vila Reencontro, que disponibiliza unidades modulares para habitação provisória de pessoas que vivem nas ruas.


BALADA

Os produtores Paulo Papaleo e Leandro Pardí receberam convidados na abertura do novo espaço cultural criado por eles, o Clube Redoma, no Bexiga, na capital paulista, na semana passada. A cineasta Tata Amaral e o gestor cultural e ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo Alê Youssef prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo