Substância presente no leite materno beneficia crescimento cerebral, apontam estudos científicos relevantes no campo.

Açúcar do leite materno promove desenvolvimento do cérebro

Um estudo recente revelou que o açúcar presente no leite materno, conhecido como mio-inositol, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro. A pesquisa indica que esse componente é responsável por determinar o número e o tamanho das sinapses cerebrais, o que tem um impacto significativo no crescimento e na cognição dos bebês.

Esse dado é de especial importância para os bebês que não são amamentados, já que o mio-inositol é encontrado em quantidade muito menor em fórmulas infantis. Segundo os pesquisadores, isso pode explicar por que crianças amamentadas tendem a ter um desenvolvimento cognitivo mais avançado em comparação com aquelas que não são amamentadas.

A sinapse cerebral é uma conexão entre dois neurônios, e é fundamental para o funcionamento adequado do cérebro. As sinapses são responsáveis ​​pelo processamento de informações e pela comunicação entre as células cerebrais. Portanto, um maior número e tamanho de sinapses estão diretamente associados a uma melhor capacidade cognitiva.

Os pesquisadores conduziram experimentos em ratos para investigar a relação entre o mio-inositol e as sinapses cerebrais. Eles descobriram que, quando os níveis de mio-inositol eram reduzidos artificialmente na dieta dos ratos, o número e o tamanho das sinapses diminuíam significativamente. Por outro lado, quando os níveis eram normalizados, observou-se uma melhoria notável nas sinapses.

Esses resultados são promissores e podem ter implicações importantes para o desenvolvimento de fórmulas infantis mais adequadas. Os cientistas enfatizam a importância de entender a composição do leite materno e seus benefícios exclusivos para o crescimento cerebral. No entanto, mais pesquisas são necessárias para explorar completamente a conexão entre o mio-inositol e o desenvolvimento do cérebro, a fim de fornecer uma base sólida para futuros avanços na nutrição infantil.