A proposta de fechar a avenida São João para carros aos domingos causa divergências entre moradores e comerciantes.

A prefeitura de São Paulo está considerando incluir a avenida São João no programa Ruas Abertas, seguindo os moldes da avenida Paulista. A proposta prevê que a via no centro da cidade seja exclusiva para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados, no trecho que vai do largo do Paissandu até o acesso ao Minhocão.

Essa região da cidade conta com diversos pontos comerciais e históricos, como o Vale do Anhangabaú e a esquina com a avenida Ipiranga. No entanto, apesar dos esforços para aumentar a presença policial, a área ainda sofre com violência e degradação.

A proposta foi debatida no dia 31 de agosto por moradores e comerciantes da região, mas ainda não há um consenso. Os defensores da ideia acreditam que ela pode contribuir para a revitalização do centro e atrair turistas.

O presidente da Associação Pro Centro, Marcone Moraes, afirma que o objetivo do projeto é promover a interação da comunidade com o espaço público e oferecer um ambiente de lazer seguro e organizado para os visitantes.

Muitos comércios da avenida já ficam fechados ou têm horário reduzido aos domingos, mas os lojistas da Galeria do Rock estão considerando abrir as portas caso a proposta se concretize. Eles afirmam que a galeria está funcionando bem, mas é isolada em meio à degradação do centro.

Por outro lado, há críticos que apontam os possíveis incômodos aos moradores e a dificuldade de acesso a alguns serviços. Além disso, a proximidade do trecho com a cracolândia suscita preocupações sobre o remanejamento das linhas de ônibus e o aumento do risco para os moradores.

O Conselho Participativo da Subprefeitura Sé, que não foi convidado para a reunião em que a proposta foi apresentada, também critica a falta de participação da população na discussão do projeto.

A proposta ainda precisa ser avaliada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e passar por estudos técnicos e audiências públicas. A gestão municipal acredita que a inclusão da avenida no programa Ruas Abertas poderia impulsionar o turismo e o comércio local, além de conectar o Minhocão ao Vale do Anhangabaú.

O programa Ruas Abertas foi criado em 2016, mas foi interrompido durante a pandemia. Atualmente, apenas a avenida Paulista tem o trânsito fechado aos domingos e feriados. A prefeitura também estuda a possibilidade de estender o programa às ruas da Liberdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo