Lula enfatiza necessidade de preservação da Amazônia para impulsionar aspectos científicos e econômicos, ao invés de ser considerada apenas um santuário.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta segunda-feira (7) em Santarém (PA) que a preservação da Amazônia deve ser voltada para a geração de conhecimento e renda para a população local. Durante um evento, Lula ressaltou que a Amazônia não pode ser tratada apenas como um santuário, mas sim como uma fonte de aprendizado científico e econômico.

A declaração ocorreu na véspera da Cúpula da Amazônia, que reúne líderes dos oito países amazônicos, além de representantes de nações com grandes florestas tropicais, como Congo, República Democrática do Congo e Indonésia. O objetivo do encontro é elaborar uma proposta conjunta para mostrar ao mundo as demandas da região amazônica.

Segundo Lula, é fundamental cuidar não apenas da fauna e flora amazônica, mas também do povo que vive na região. Ele ressaltou que os países amazônicos desejam preservar o meio ambiente, mas é necessário conciliar essa preservação com o desenvolvimento econômico e social.

Um ponto de divergência entre os líderes presentes na Cúpula é a inclusão de uma moratória para a exploração de petróleo na Amazônia. Enquanto o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, apoia essa medida, Lula propõe que o foco seja o fim do desmatamento até 2030.

A Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e até o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), têm interesse em abrir poços de petróleo na bacia da Foz do Amazonas. A estatal busca a liberação do Ibama para dar início à prospecção.

Questionado sobre um possível adiantamento do processo de licenciamento de petróleo na região, Lula preferiu não responder e destacou que não era esse o foco de sua visita.

Lula ressaltou também a importância de aumentar o financiamento de ações contra as mudanças climáticas por parte dos países ricos e destacou a necessidade de maior conhecimento sobre a Amazônia por parte do restante do mundo.

Antes de participar do evento em Santarém, Lula visitou o Navio Hospital Escola Abaré, que leva assistência médica às populações ribeirinhas. Em seguida, participou da inauguração de uma infovia que levará internet banda larga para 11 municípios da região.

No fim de semana, Lula e a primeira-dama Janja ficaram hospedados em uma praia próxima a Santarém. A presença do presidente no local gerou controvérsias, com relatos de banhistas sendo retirados do local pela segurança de Lula. A Marinha está investigando o caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo