Pesquisadora paulista cria artigo científico colaborativo ao envolver crianças, destacando uma experiência singular e inovadora. #Pesquisa #Ciência #ColaboraçãoInfantil

Artigo científico sobre peixes peçonhentos é revisado por crianças de 8 a 9 anos

Em uma abordagem inédita, crianças norte-americanas de 8 a 9 anos participaram como revisoras de um estudo organizado por especialistas do Instituto Butantan. O estudo, intitulado “A Blessing in Disguise: From Fish Venom to Novel Medicines” (“Peixes Especiais: do Veneno de Peixe a Novos Medicamentos”, em tradução livre), teve como objetivo divulgar para um público não especializado a existência de peixes peçonhentos e a descoberta de novas proteínas em seu veneno com potencial ação anti-inflamatória.

A pesquisadora Mônica Lopes-Ferreira, coautora do estudo, considera essa experiência algo ímpar em sua vida. Segundo ela, esse artigo representa uma forma de difundir o conhecimento científico de maneira acessível para o público geral, unindo a disseminação e a divulgação científica.

O processo de revisão dos artigos enviados à revista científica “Frontiers for Young Minds” conta com a participação de professores de escolas norte-americanas. No caso do texto dos cientistas brasileiros, os alunos indicaram que a história era interessante, porém alguns pontos estavam confusos. Sugeriram a inclusão de ilustrações, um glossário e descrições mais detalhadas de determinados trechos para facilitar o entendimento.

Após receber o feedback dos revisores mirins, Mônica teve que reescrever o artigo, levando em conta as sugestões das crianças. A nova versão foi submetida novamente para análise e, dessa vez, foi aprovada pelos alunos. O artigo será utilizado em atividades educativas com alunos de escolas paulistas e também será promovido um encontro virtual entre os revisores da escola do Texas e os pesquisadores brasileiros.

Mônica acredita que é papel dos cientistas garantir que a ciência seja feita com e para toda a sociedade, tornando-a acessível a todos os públicos. Ela pretende levar o artigo produzido às escolas brasileiras como forma de estimular o interesse dos alunos pela ciência e mostrar o potencial benéfico dos venenos de peixes.

Essa experiência de revisão por crianças demonstra uma iniciativa inovadora do Instituto Butantan em aproximar a ciência dos mais jovens, despertando o interesse e facilitando a compreensão de temas complexos. A disseminação do conhecimento científico de forma acessível é fundamental para o avanço da sociedade como um todo.

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