Durante a reunião, o presidente da comissão, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), declarou que a saúde dos idosos precisa de melhorias e que é necessário lutar por um atendimento mais digno e respeitoso. Ele questionou as representantes da Secretaria Municipal da Saúde sobre a falta de fraldas geriátricas e de medicamentos. A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabina, explicou que a falta de insumos foi causada pela quebra de contrato por parte do fornecedor e pela escassez na indústria farmacêutica devido à pandemia.
No entanto, Sandra afirmou que as licitações foram realizadas e o fornecimento de medicamentos e fraldas geriátricas está regular. As fraldas serão entregues diretamente nos endereços dos pacientes cadastrados. A diretora de Suprimentos da Secretaria da Saúde, Izis Mirvana Damico, informou que 48 mil pacientes estão cadastrados para receber as fraldas.
Os ativistas da saúde também levantaram questões sobre as filas e o agendamento de consultas. Segundo a secretária-executiva Sandra Sabina, as UBSs estão sendo abertas mais cedo para atender a demanda dos pacientes. Ela também explicou que os exames mais complexos não são realizados em todas as regiões e que existem dois sistemas de agendamento, o Cross e o Siga.
Durante a reunião, o vereador Milton Ferreira (PODE) destacou a importância da prevenção e do investimento no Programa de Saúde da Família para combater as doenças crônicas que atingem os idosos. Já o vereador Celso Giannazi (PSOL) reclamou da falta de transparência na aplicação dos recursos públicos na saúde municipal.
No final da reunião, o requerimento do vereador Eli Corrêa para convidar candidatos a conselheiros municipais da Pessoa Idosa foi aprovado. A próxima reunião da Comissão do Idoso e de Assistência Social será realizada no dia 22/8.
Vídeo da reunião disponível abaixo: