Boeing alonga 777-8 para melhorias de desempenho.

A Boeing fez ajustes nas especificações técnicas do menor avião da família 777X, o Boeing 777-8, aumentando sua capacidade para até 395 passageiros em uma configuração típica. A empresa não divulgou detalhes sobre as modificações, mas de acordo com dados da Boeing, o comprimento do avião passou de 69,79 metros para 70,86 metros.

Essas alterações foram observadas pelo jornalista Max Kingsley-Jones, que também destacou que as dimensões atuais do Boeing 777-8 são idênticas às do modelo cargueiro 777-8F. Apesar do aumento na dimensão da fuselagem, a autonomia de voo do 777-8 foi ampliada de 16.170 quilômetros para 16.190 quilômetros, o que indica melhorias no peso máximo de decolagem.

O redesenho do Boeing 777-8 sugere que a entrega desse avião ocorrerá depois da versão cargueira, pois a Boeing deu prioridade ao desenvolvimento do modelo de carga. Atualmente, a carteira de pedidos da família 777X acumula compromissos para 383 aviões, com 304 pedidos para o 777-9 e apenas 24 unidades da versão -8, incluindo 16 para a Emirates e oito para a Etihad. Além disso, existem 55 encomendas para o modelo 777-8F.

A atualização no projeto do 777-8 é uma tentativa da Boeing de fechar novos contratos e manter as vendas com a Emirates, principal operadora e cliente do 777X. A Emirates tem criticado os atrasos do programa, e o pedido original da companhia incluía 150 aviões 777X, com 35 unidades do modelo -8 e 115 do modelo -9, além de 50 opções.

A Emirates reduziu seu compromisso para 126 aviões como parte de um acordo que também incluiu a encomenda de 30 787 Dreamliners. A expectativa da Boeing é que o 777-9 seja certificado em 2025, e de acordo com o CEO da Emirates, a primeira aeronave da transportadora deve ser entregue no quarto trimestre de 2025. Outras companhias aéreas como Air India, All Nippon Airways, British Airways, Cathay Pacific, Etihad, Lufthansa, Qatar Airways e Singapore Airlines também possuem pedidos para o 777X.

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