O governo do Estado de Pernambuco toma medidas para combater a pandemia e garantir saúde e segurança à população.

No primeiro dia de realização das oficinas do projeto Juntos pela Segurança, que aconteceu na terça-feira (08/08) no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), foi abordado o tema da prevenção social. O objetivo dessas oficinas é discutir e coletar propostas para o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. O evento contou com a participação de servidores do executivo do estado e de um representante da Secretaria de Defesa Social (SDS), além de ser mediado por consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A abertura do evento contou com uma apresentação sobre a Política do Juntos pela Segurança e também abordou a situação atual da segurança pública em Pernambuco. Em seguida, houve uma apresentação da metodologia e formação de grupos de trabalho, onde foram discutidas experiências e propostas de soluções na área de prevenção social. O gerente de Prevenção da SDS, Flávio Queiroz, apresentou algumas iniciativas já em prática, como o programa Juntos pela Escola, Juntos pelo Social e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Além disso, outros programas estão sendo planejados, como o Guardiões do Trânsito, que busca treinar as guardas municipais para conscientizar crianças sobre um trânsito seguro, e um plano para lidar com a violência doméstica.

As oficinas serão realizadas até o dia 31 de agosto, em dois turnos, com diferentes públicos. A ideia é que, a partir da segunda semana, haja a participação de grupos mistos, que incluem servidores, representantes da sociedade civil organizada, municípios, legislativo estadual, pesquisadores e sistema de Justiça. Além da prevenção social, outras temáticas serão discutidas, como administração prisional, sistema de justiça, polícia e defesa social, ressocialização e cidades seguras.

O objetivo do projeto Juntos pela Segurança é promover a segurança da população pernambucana, reduzindo a violência por meio de ações preventivas e repressivas. A Política de Segurança Pública e Defesa Social Juntos pela Segurança pretende ter uma atuação conjunta e integrada dos órgãos do poder executivo estadual, demais poderes estaduais, União, municípios e sociedade civil. Está previsto um investimento de mais de R$ 1 bilhão para custear essa política.

Em relação ao Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que será apresentado até o final de setembro, seus pilares serão a governança integrada, projetos e ações estratégicas, participação social e atuação nos territórios. A construção do plano contará com a participação da população pernambucana, por meio de um questionário disponível no site juntospelasegurança.pe.gov.br.

As oficinas do Juntos pela Segurança são uma oportunidade importante para debater e elaborar propostas para melhorar a segurança pública em Pernambuco. A expectativa é que, com a participação de diversos atores e ações integradas, seja possível reduzir a violência e proporcionar mais segurança para todos os pernambucanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo