Sobreviventes de Hiroshima, Nagasaki e Okinawa são honrados em cerimônia solene realizada na Câmara dos Deputados.

O vereador George Hato (MDB) promoveu uma Sessão Solene em homenagem a cinco sobreviventes de conflitos da Segunda Guerra Mundial no Japão: a Batalha de Okinawa e os ataques das primeiras bombas atômicas da história mundial em Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945. Shunji Morimoto, Junko Watanabe, Kunihiko Bonkohara, Takashi Morita e Seikichi Oyafuso eram crianças quando sofreram os ataques e mais tarde emigraram para o Brasil.

Além do parlamentar, estiveram presentes o diretor da Escola Técnica Estadual Takashi Morita, professor André Lopes Loula; o presidente da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Shiguechika Mori; o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Ritsutada Takara; o presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Elzo Shigueta; o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social Bunkyo, Renato Ishikawa; o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão – Kenren, Toshio Ichikawa e a Cônsul-Geral Adjunta do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Chiho Komuro.

A homenagem aos sobreviventes foi registrada pela reportagem de Andrea Godoy para a Rede Câmara SP. Durante a sessão, foram destacados os relatos emocionantes dos sobreviventes e a importância de lembrar os eventos históricos para que não se repitam.

Essa iniciativa do vereador George Hato mostra o reconhecimento e respeito pela trajetória desses sobreviventes, que enfrentaram situações tão adversas na infância e encontraram no Brasil um novo lar. A Sessão Solene também serve como um alerta para a importância de manter a paz e a diplomacia nas relações internacionais, evitando desastres humanitários como os que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa homenagem é um exemplo de como é fundamental preservar a memória histórica e valorizar a diversidade cultural presente no nosso país. Através de eventos como esse, podemos aprender com o passado e construir um futuro mais pacífico e igualitário para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo