Veneziano critica comentário de Zema sobre o Nordeste, ponderando sobre a importância de promover a união entre as regiões.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) não poupou críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante seu pronunciamento nesta terça-feira (8). Zema havia feito declarações polêmicas sobre o consórcio criado pelos governadores do Sul e do Sudeste, conhecido como Cosud, que tem como objetivo se opor aos estados das outras regiões em assuntos como a reforma tributária. Segundo Veneziano, Zema expressou-se de maneira “sórdida e inaceitável”, ao propor uma unidade contra o Norte e o Nordeste.

“De um lado, você tem Juscelino Kubitschek, estadista, democrata, equilibrado, cioso das suas responsabilidades. Do outro, você tem uma figura que, de fato, não merece de nós senão o respeito pelo cargo que ocupa, não merece de nós palavras senão de desaprovação às suas colocações”, afirmou o parlamentar em seu discurso.

Veneziano também fez questão de agradecer as palavras do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que se manifestou contra a declaração de Zema. Para o senador, é preciso que a Casa e as bancadas dos nove estados nordestinos permaneçam firmes diante do sentimento “desprezível e abominável” transmitido pelo governador.

Fantástico

Além disso, o senador fez uma homenagem ao programa de televisão “Fantástico”, da Rede Globo, que completará 50 anos em 2023. Veneziano ressaltou que a combinação entre jornalismo e entretenimento presente no programa tem ajudado a direcionar diversos debates públicos relevantes no Brasil, além de influenciar comportamentos e gostos através do lançamento de tendências.

“Nos seus mais de 2,5 mil programas, o ‘Show da Vida’ não apenas refletiu as grandes transformações pelas quais o país e o mundo passaram nas últimas cinco décadas, mas também foi, em alguma medida, um agente dessas transformações”, declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo