Na Escola Estadual Érico Veríssimo em Guarulhos, a programação foi toda voltada para a Campanha “Agosto Lilás”. A iniciativa aconteceu com o intuito de educar e conscientizar os estudantes acerca da necessidade do combate à violência contra a mulher, uma questão crucial no panorama atual do Brasil, onde infelizmente uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas, conforme é demonstrado no boletim “Elas vivem: dados que não se calam.”
Analisando e dando explicações detalhadas acerca da Lei Maria da Penha, e apresentações artísticas de teatro e dança sobre a temática foram algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos. Após o fim das férias, impressionantes cartazes abordando o tema foram elaborados pelos mesmos, e futuramente estarão em exposição no ambiente escolar.
A motivação por trás dessas ações inclui encorajar a compreensão e disseminação da conscientização pela comunidade escolar e a sociedade em geral, instigar o protagonismo juvenil entre os estudantes e também permitir a identificação dos variados tipos de violência contra a mulher.
Este projeto englobou um profundo estudo dos ciclos de violência, acompanhado pela criação de cenários representando cada tipo de violência sob a ótica e interpretação dos alunos no que se refere à legislação pertinente.
Viviane Almeida Silva, diretora da instituição, revela que a ideia para esta programação surgiu durante o encontro dos professores no começo do ano letivo. “Destacam-se na nossa avaliação alguns projetos que foram considerados indispensáveis para serem desenvolvidos durante as atividades escolares. Em nossa opinião, é vital que nossos estudantes não apenas compreendam a importância destas campanhas, mas que também absorvam e internalizem o conteúdo, através da participação em atividades práticas,” finaliza.