Durante a reunião, os representantes da SDS e suas operativas foram instruídos a participar de mesas de trabalho para discutir problemas prioritários e suas causas, e propor soluções e resultados esperados. Entre os assuntos abordados estão o crime organizado, os índices de crimes contra o patrimônio, a saúde mental dos profissionais da segurança pública e o atendimento adequado ao cidadão, especialmente aos grupos mais vulneráveis.
Ao final do dia, foram apresentadas as propostas priorizadas e cada participante avaliou individualmente as discussões realizadas. Para os integrantes da SDS, a oficina foi um momento importante, pois puderam contribuir com sugestões para a execução das futuras ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.
“Estamos com grande expectativa de iniciarmos um novo ciclo na segurança pública pernambucana. Acredito que vamos avançar ainda mais para combatermos os principais gargalos da área, ajudando o Estado a reverter os números atuais, na garantia da defesa da população”, afirmou o diretor adjunto da Diretoria de Planejamento Operacional da Polícia Militar, coronel Fred Saraiva.
Essa oficina é uma das 14 previstas e todas estão sendo realizadas na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está atuando como facilitador nesse processo. A próxima temática a ser discutida dentro dos eixos estratégicos é a articulação com os municípios. Além dos servidores públicos, a próxima fase contará com a participação da sociedade civil organizada, municípios, legislatura estadual, pesquisadores e sistema de justiça, totalizando 350 pessoas.
Essas oficinas são fundamentais para a construção de um plano efetivo de prevenção e enfrentamento à violência em Pernambuco. Com a participação de diferentes setores, é possível reunir diferentes perspectivas e experiências, tornando a ação mais completa e eficaz. A integração entre os órgãos e a colaboração da sociedade civil são essenciais para garantir a segurança e a defesa da população. Espera-se que o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que está sendo elaborado a partir dessas oficinas, traga resultados positivos e contribua para a redução dos índices de violência no estado.