Durante seu discurso, a senadora enfatizou a importância da advocacia como uma força transformadora e positiva na sociedade. Ela também ressaltou a proximidade entre o trabalho do legislador e do advogado, destacando que a lei é a matéria-prima da advocacia. Soraya Thronicke é advogada nos ramos empresarial e de família.
Além de exaltar a advocacia como um todo, a parlamentar também aproveitou a ocasião para fazer uma defesa de mais mulheres dentro da área jurídica. No ano passado, ela apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2022) que reserva vagas para as mulheres nas indicações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público para os tribunais superiores. A PEC aguarda a indicação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A vice-presidente da OAB do Distrito Federal, Lenda Tariana Dib Faria Neves, agradeceu a homenagem e destacou a importância da sessão especial para promover reflexões sobre a profissão. Ela ressaltou que as mulheres representam mais da metade dos advogados brasileiros e mencionou advogadas que marcaram a história da advocacia no país, como Esperança Garcia e Mirtes Gomes de Campos.
Outros representantes da advocacia também tiveram a oportunidade de se manifestar durante a sessão especial. O defensor público-geral federal em exercício, Fernando Mauro Barbosa de Oliveira Júnior, afirmou que a advocacia é essencial para a sociedade, exercendo uma vocação em defesa da integridade humana, da justiça e da liberdade. Ele ressaltou a importância do direito de defesa e da defensoria pública.
Ana Paula Trento, secretária-geral da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracim), definiu a advocacia como a guardiã dos direitos fundamentais e como defensora da esperança. Paulo Nicholas de Freitas Nunes, representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), destacou a importância da advocacia na construção de um país democrático, justo e igualitário.
A sessão especial também contou com manifestações sobre a importância da advocacia para a manutenção do estado democrático de direito. Ricardo Peres, advogado, ressaltou esse papel. A jurista Soraia da Rosa Mendes destacou a necessidade de mais representatividade e democracia no mundo jurídico. Samanta Pineda, especialista em meio ambiente, enfatizou a importância de respeitar a vontade da maioria sem desrespeitar a minoria. Já o professor e advogado Paulo Roque Khouri defendeu que a democracia e a liberdade devem ser as bandeiras do exercício da advocacia.
A sessão foi encerrada com a fala de Frei David dos Santos, idealizador da Educafro, que defendeu a presença de uma mulher negra no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ressaltou que o presidente Lula estaria traindo sua própria chegada ao poder se não indicasse uma mulher negra para a mais alta corte do país. Frei David também pediu mais representatividade negra nas indicações da OAB para tribunais.
A sessão de homenagem contou com a presença de advogados, representantes de embaixadas e órgãos públicos, além dos familiares dos homenageados.