O Festival Sabor de São Paulo desembarca em Ribeirão Preto para encantar os amantes da gastronomia com o melhor da culinária paulista.

A segunda Semana Sabor de São Paulo de 2023 está prestes a começar, trazendo um programa dedicado ao turismo gastronômico das regiões de Alta Mogiana, Raízes do Campo e Lagos do Rio Grande. O evento, que acontece entre os dias 6 e 12 de agosto, é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o Mundo Mesa e o Senac São Paulo.

O programa tem como objetivo apresentar aos jornalistas, influenciadores e agentes de turismo convidados os principais pontos gastronômicos das 10 Rotas Gastronômicas do Estado. Durante a semana, serão visitados 15 estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, sorveterias, sítios, fazendas, empórios, vinícolas e cervejarias, localizados nas cidades que fazem parte da Rota Gastronômica.

Além das visitas aos estabelecimentos, os profissionais da gastronomia e do turismo participarão de uma capacitação na sede do Senac Ribeirão Preto, que abordará temas como empreendedorismo na gastronomia, normas de inspeção, crédito para inovar os negócios e um panorama sobre turismo rural. A tarde será finalizada com uma aula-show ministrada pelo chef Fabio Vieira, padrinho da rota gastronômica da região e proprietário do restaurante Micaela.

Para encerrar a semana com chave de ouro, no sábado o Festival Sabor de São Paulo terá entrada gratuita e estará aberto ao público em geral. O festival contará com a presença de diversos produtores artesanais, oferecendo uma variedade de comidas e bebidas para degustação. Segundo o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, o evento faz parte de um projeto que percorrerá as 10 rotas gastronômicas do Estado ao longo de 10 semanas até 2024, impulsionando a economia de 28 regiões turísticas.

O evento já passou por Campinas e ainda terá edições em Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além da edição na capital, São Paulo. Tanto os apaixonados por gastronomia da região quanto os que desejam conhecer as delícias produzidas localmente poderão participar do festival no sábado, entre 11h e 17h, no Senac-Ribeirão Preto.

Entre os estabelecimentos presentes no evento, destaca-se o Restaurante da Tulha, localizado em Ribeirão Preto, na Rota Turística Raízes do Campo. O restaurante, que está situado à beira de um lago onde antes havia uma fazenda de café, oferece diversos pratos, mas se destaca pela Moqueca de tilápia, feita à moda capixaba e baiana.

Outra opção é o Mirabile Restaurante, em Mococa, também na Rota Turística Raízes do Campo. O restaurante nasceu como uma alternativa à aposentadoria de seus proprietários e é conhecido por suas receitas bem planejadas, como a lasanha, massas e almôndegas.

Já em Itirapuã, na Rota Turística Lagos do Rio Grande, encontra-se a Fazenda Barra Grande, comandada por Maurílio Figueiredo Cristófani. Além da produção de café, cana-de-açúcar, milho e pecuária, a fazenda é famosa pela premiada Cachaça Barra Grande, que ainda é produzida utilizando maquinários antigos, movidos por uma roda-d’água. O restaurante do local oferece pratos típicos da roça preparados com ingredientes regionais, como a carne na lata.

A Casa Veronezi, localizada em Dumont, na Rota Turística Raízes do Campo, é especializada em carne de porco e embutidos com sabor da fazenda. O restaurante tem como carro-chefe o molho, que é feito a partir de uma receita tradicional da avó de Ana Vera Figueiredo Ferreira, uma das proprietárias do estabelecimento.

Na cidade de Monte Alto, na Rota Turística Raízes do Campo, encontra-se a Cervejaria Maltvs, que tem como destaque a produção de cervejas artesanais. Além de utilizar ingredientes de produtores locais, a cervejaria já conquistou diversos prêmios, como o de melhor American Style Cream Ale em 2020.

Em Santo Antônio Da Alegria, na Rota Turística Alta Mogiana, está a Doces Caseiros Paulinho, com mais de 25 anos de tradição na produção de doces artesanais caseiros. Entre os produtos oferecidos estão doces em pasta e em calda, como doce de leite com morango, com maracujá, com ameixa e abacaxi, além de outras delícias como canudinho recheado com doce de leite, paçoquinha e frutas cristalizadas.

Em Pitangueiras, na Rota Turística Raízes do Campo, encontra-se o Empório e Engenho Verga e Filhos, que foi criado a partir de uma lembrança afetiva da cachaça artesanal feita pelos avós. Hoje, além da cachaça, o estabelecimento também produz rapadura e melado de cana.

Na cidade de Barrinha, também na Rota Turística Raízes do Campo, está a Estância Fazendinha, um local que oferece uma experiência de turismo rural completa, com comida da roça feita no fogão a lenha. O destaque do menu são os torresmos fritos, considerados uns dos melhores do Estado de São Paulo.

A Fazenda Vista Alegre, também em Barrinha, é conhecida por oferecer pratos que remetem à comida de avó. O local produz seus próprios embutidos e queijos com o leite do gado criado na fazenda, de forma orgânica e sem uso de defensivos agrícolas.

Em Santo Antônio Da Alegria, encontra-se a Quitutes Quero Bolachas Caseiras, que começou como um negócio caseiro há 18 anos e hoje é uma fábrica que abastece lojas e supermercados de várias cidades da região. A especialidade da casa são as bolachas de coco e nata, mas a proprietária, Michele Rita Baldo,

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo