Confira sugestões para manter seus sapatos organizados e sempre à mão. Maximize o espaço e evite o caos!

Nem sempre o espaço disponível para guardar os sapatos contribui para que eles fiquem organizados. Muitas vezes, a solução encontrada é simplesmente amontoar os pares uns sobre os outros. Mas isso acaba danificando as peças e ainda dificulta achá-las no dia a dia.

Para ajudar nessa organização, a organizadora pessoal Bárbara Volnei dá algumas dicas de como armazenar os calçados da melhor forma.

Antes de guardar os sapatos, é importante realizar alguns cuidados. Bárbara recomenda passar um pano úmido no solado e depois um pano seco. Além disso, é necessário manter o sapato em um lugar arejado por cerca de 24 horas. Mesmo usando meia, o pé transpira e o calçado fica úmido, necessitando de ventilação para um próximo uso.

Um ponto importante destacado pela organizadora é que levar um sapato sujo para dentro do armário pode causar mau cheiro e espalhar sujeira para outros objetos que estejam no local. Uma dica é ter uma sapateira de dois níveis na entrada da casa ou na área de serviço para deixar as peças que ainda não podem ser guardadas.

Na hora de guardar os sapatos, é recomendado pensar na frequência de uso. Os que serão mais utilizados devem ficar mais à mão, enquanto os que terão menos uso podem ser armazenados mais ao fundo ou em prateleiras superiores. Além disso, é possível fazer uma separação por categorias e distribuir os sapatos de acordo com o tamanho. Dentro de cada categoria, é possível fazer uma divisão por cores para facilitar a visualização.

Uma opção para otimizar espaço é utilizar organizadores de calçados, que mantêm os pares juntos, um sobre o outro, mas sem contato. Em prateleiras profundas com vão mais estreito, uma dica é guardar os calçados de cada par um atrás do outro, para visualizar todos os pares de uma vez e evitar que algum fique esquecido no fundo do armário. Já em prateleiras ou gavetas posicionadas lado a lado, os sapatos podem ser guardados encaixados, com um pé do par voltado para frente e o outro para trás, otimizando o espaço.

Alguns cuidados específicos devem ser tomados. Botas de couro de cano alto não devem ser guardadas dobradas, pois isso pode marcar e estragar a peça. O ideal é colocar uma estrutura dentro de cada bota para mantê-la em pé. Caso não seja possível, é preferível deixá-la deitada. Calçados que ficam guardados por muito tempo sem uso devem ser arejados ao menos uma vez por mês para evitar a proliferação de fungos e hidratados com produtos específicos. Sapatos mais claros ou com aplicações, como pedrarias, podem ser guardados separadamente em saquinhos de tecido TNT, organizadores ou caixas com aberturas para ventilação.

Com essas dicas, fica mais fácil manter os sapatos organizados, evitando danos e facilitando a localização no dia a dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo