Durante três meses, os artistas participaram de uma residência-formativa na Escola Livre de Artes (ELÃ), onde estudaram a estética dos bailes, com foco nos aspectos culturais e políticos. Durante esse período, a exposição foi planejada e montada. Além disso, o público teve a oportunidade de participar de uma Aula Baile aberta.
Os artistas residentes que expõem seus trabalhos nessa edição do projeto são: Agatha Maria, Aline Peres, Bruno Lyfe, Ciana, Guilherme Kid, Idra Maria, Joelington Rios, Malvo, Mapô, Mayra, Melissa de Oliveira, Myllena Araujo, Preta QueenB Rull, Roberta Holiday e Tainan Cabral. Todos têm origem favelada e periférica. A curadoria da exposição é de responsabilidade de Jean Carlos Azuos.
A parte pedagógica da mostra ficou a cargo da coordenadora Natália Nichols, que ressaltou a importância do intercâmbio cultural entre os participantes e da diversidade de experiências artísticas.
“A mostra celebra essa cena artística que nasce com o desejo de exaltar referências culturais que vêm das favelas e periferias. Será possível ver trabalhos em diversos suportes e influências como pintura, fotografia e instalação. A exposição é fruto desta experiência artístico-pedagógica e também foi pensada coletivamente pelo grupo”, afirmou Natália Nichols.
No evento de lançamento da exposição, haverá apresentações da multiartista e pesquisadora de som Ciana, com participações de Preta QueenB Rull (cantor, compositor, ator, criador de conteúdos e drag queen) e Mother Idra Maria (performer, figurinista e artista cênica). Elas trarão um pouco da cultura ballroom, conhecida por seus bailes voltados tradicionalmente para a população afro-americana e latina LGBTQ+. Também estão previstas participações dos DJs Glau e Onírica, e do Batekoo DJ Set, um movimento de artistas negros, periféricos e LGBTQ+.
A Escola Livre de Artes (ELÃ) existe desde 2019 e conta com apoio do Ministério da Cultura. Além disso, a exposição é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A exposição Coletiva PISTA RITMO FLUXO estará aberta ao público no Galpão Bela Maré, localizado na Rua Bittencourt Sampaio, número 169, na Maré, Rio de Janeiro – RJ. A abertura será no dia 12/08, a partir das 15h, e a visitação poderá ser feita até o dia 14/10, de terça-feira a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.