Líder da luta das domésticas será agraciada com título de doutora honoris causa em reconhecimento ao seu importante trabalho.

Uma das pioneiras da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, a sindicalista e ativista Creuza Oliveira será agraciada com o título de doutora honoris causa pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

O título foi proposto pelas professoras Elisabete Aparecida Pinto, Marina Silva e Patrícia Zucoloto, do Instituto de Psicologia, e aprovado em 29 de junho pelo Conselho Universitário da UFBA.

Nascida em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, Creuza Oliveira é uma das líderes mais importantes do movimento em prol das trabalhadoras domésticas e presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

Ela foi figura central na luta pela aprovação da PEC das Domésticas, em 2013, uma Proposta de Emenda Constitucional que garantiu às trabalhadoras domésticas direitos trabalhistas equiparados aos de outras profissões. Além disso, ela também se destacou como ativista no movimento negro, na defesa dos direitos das mulheres e contra a exploração do trabalho infantil.

“Esse título não é apenas meu, é uma homenagem merecida para toda a categoria. A luta das trabalhadoras domésticas tem mais de 80 anos de organização sindical e contou com a participação de muitas pessoas. É importante reconhecer e dar visibilidade a essa história”, afirmou Creuza em entrevista à Folha.

Em comunicado oficial, a UFBA considerou a concessão dessa honraria como um marco na história do Instituto de Psicologia e “uma importante expressão do nosso projeto de unidade acadêmica comprometido e em constante diálogo com a vida social, absorvendo a riqueza de conhecimentos que a diversidade humana nos ensina.”

Creuza Oliveira começou a trabalhar como empregada doméstica em Santo Amaro aos 9 anos de idade, como forma de ajudar no sustento de sua família. Aos 14 anos, mudou-se para Salvador, onde continuou sua trajetória profissional em casas de famílias e, gradualmente, engajou-se na luta pelos direitos da categoria.

Na década de 1980, aos 28 anos, ela passou a integrar um grupo que se reunia duas vezes por mês para discutir os direitos dos trabalhadores domésticos.

Em 1986, Creuza fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Bahia. Quatro anos depois, foi cofundadora e primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia.

Em Salvador, ela também foi uma das idealizadoras do Conjunto Habitacional 27 de abril, localizado no bairro do Doron e inaugurado em 2012. O condomínio é exclusivo para trabalhadoras domésticas e conta com quatro prédios e uma creche.

Em julho deste ano, Creuza Oliveira também recebeu a comenda da Ordem Dois de Julho, a mais alta honraria do Governo da Bahia. Essa medalha é concedida a personalidades que se destacaram na garantia das liberdades públicas e fez parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo