A prefeitura de São Bernardo entrega títulos de propriedade aos moradores das comunidades Pq. São Bernardo e Nova Baeta.

O Programa A Casa é Minha, criado em 2017 pela cidade de São Bernardo, atingiu uma marca importante neste fim de semana. Durante as comemorações do aniversário de 470 anos do município, foi realizada a entrega de escrituras a famílias de áreas até então irregulares, totalizando quase 35 mil loteamentos regularizados.

Nesses encontros, que ocorreram no sábado e domingo, foram contemplados os moradores do Parque São Bernardo (trecho Bela Vista) e do Nova Baeta, na região do Baeta Neves. Ao todo, foram regularizados 975 lotes do Parque São Bernardo, sendo 436 apartamentos e seis embriões, e 549 lotes no Nova Baeta.

No entanto, ainda há 527 lotes no Parque São Bernardo e 191 no Nova Baeta que aguardam a entrega de documentos para que as famílias possam receber as escrituras em definitivo. O investimento total do programa foi de aproximadamente R$ 3 milhões por parte da Prefeitura, sem nenhum custo para os munícipes.

Entre as famílias beneficiadas, está Vanuza de Araujo Silva, uma faxineira de 32 anos que vive com sua família há 29 anos em uma casa. Para ela, ter a escritura em mãos é motivo de comemoração. Já Miralda do Nascimento, uma dona de casa de 54 anos, considera a escritura como um presente de aniversário, pois agora pode afirmar que a casa realmente é dela.

O loteamento Parque São Bernardo abriga 3.123 famílias, distribuídas em 1.878 lotes, oito embriões e 740 unidades habitacionais. Esse loteamento teve início na década de 1970 como uma ocupação espontânea em área particular e pública. Já o loteamento Nova Baeta é composto por 602 famílias e 549 lotes, sendo uma parte em área pública municipal e outra em área particular.

Além das entregas de escrituras, as cerimônias deste fim de semana também prestaram homenagem a Clovis Corasolla, ex-diretor de regularização fundiária da Secretaria de Habitação, que faleceu recentemente aos 70 anos. Em seu mandato de sete anos, ele foi responsável pela regularização de 33 mil lotes em todo o município.

Para auxiliar as famílias que ainda não possuem a titulação por falta de documentação, a Secretaria de Habitação criou uma ferramenta online dentro do Programa A Casa é Minha. Por meio dessa ferramenta, os munícipes podem preencher os dados e enviar os documentos necessários para o processo de regularização fundiária do lote onde vivem.

Essa ferramenta pode ser acessada por computador, tablet ou celular, através do endereço eletrônico www.saobernardo.sp.gov.br/web/sehab. Com isso, espera-se que mais famílias possam usufruir do direito à titulação de suas casas, proporcionando mais segurança e tranquilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo