Escola Diademense oferece palestras gratuitas em diversos bairros, auxiliando a população a se tornar consumidores conscientes.

No decorrer do mês de agosto, mais de 80 pessoas já tiveram a oportunidade de participar de palestras abordando os Direitos Básicos do Consumidor e o Consumo Consciente, promovidas pela Escola Municipal de Educação para o Consumo, que faz parte do Procon Diadema. Essas palestras foram realizadas nos dias 8, 14 e 15 de agosto e ainda estão previstos mais dois encontros até o fim do mês, nas regiões Sul e Norte da cidade. Apesar de serem direcionadas especialmente para o público idoso, as palestras são gratuitas e estão abertas ao público em geral.

Com uma abordagem dinâmica, Rosana Coelho, coordenadora da Escola Municipal, e Eliete Menezes, diretora do Procon Diadema, apresentam situações práticas do dia a dia e fornecem orientações para que os consumidores possam exercer seus direitos de forma efetiva. Essas atividades realizadas nos bairros têm como objetivo facilitar e ampliar o acesso da população às informações sobre o tema.

Durante a palestra realizada nesta terça-feira (15), no bairro Casa Grande, foram abordados os principais pontos relacionados ao direito à escolha e à informação, com destaque para vendas casadas e garantias estendidas. Rosana ressaltou a importância de não fazer compras com pressa, incentivando os participantes a avaliarem com calma suas escolhas, comparar produtos e ler todos os documentos antes de assinar.

Uma das moradoras de Diadema, Maria Hoenes Guerreiro do Vale, compartilhou sua experiência após a palestra. Ela contou que há alguns anos comprou uma cortina e fez um cartão de crédito em uma loja, mas descobriu meses depois que a empresa havia adicionado um convênio na mensalidade do cartão, sem que ela soubesse. Maria acredita que, se tivesse tido acesso a essas informações anteriormente, teria buscado seus direitos. Ela enfatizou a importância de ter cuidado ao lidar com questões de consumo.

A Escola Municipal de Educação para o Consumo de Diadema foi criada em março deste ano com o objetivo de promover a educação para o consumo como forma de equilibrar as relações entre consumidores e fornecedores, conscientizando sobre direitos e a necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta.

Além das palestras, o Procon Diadema também recebe reclamações e dúvidas dos consumidores gratuitamente. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e é necessário ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município. Para ser atendido, é preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço e documentos relacionados à reclamação, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, além de registros de conversas ou tentativas de negociação com a empresa em questão.

As próximas palestras estão agendadas para os dias 17 e 22 de agosto, nos bairros Serviço de Convivência/Núcleo Inamar e Serviço de Convivência/Núcleo Takebe, respectivamente. Para mais informações sobre a Escola Municipal de Educação para o Consumo e o Procon Diadema, os interessados podem entrar em contato pelos telefones 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207 ou pelo email procon@diadema.sp.gov.br.

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