Um ciclone extratropical se aproxima do Brasil, podendo causar ventos fortes de até 80 km/h em três regiões do país.

Um ciclone extratropical está se formando na região Sul do Brasil e pode trazer fortes chuvas e ventos para a região nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, o ciclone será formado na região costeira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A previsão é de que o sistema atinja principalmente o Sul do país, mas também deve afetar o Sudeste e o Centro-Oeste.

Na sexta-feira (18), áreas da região Sul e a porção sul do Mato Grosso do Sul já devem enfrentar chuva forte, com risco de temporais. Além disso, algumas áreas podem registrar rajadas de vento de até 70 km/h. No sábado (19), os efeitos do ciclone devem se estender ao Sudeste, com a formação de uma frente fria que avançará sobre a região. É esperado chuvas intensas em grande parte do Mato Grosso do Sul, além da faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul até a divisa de São Paulo com o Paraná.

Além da chuva, o ciclone extratropical também trará ventos fortes. São esperadas rajadas de até 60 km/h nas regiões Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás. Na faixa litorânea que vai do Rio Grande do Sul até a Costa Verde, no Rio de Janeiro, as rajadas podem chegar aos 80 km/h. A Climatempo alerta ainda para o mar agitado, especialmente no litoral gaúcho.

Os impactos causados pelos ciclones extratropicais não são incomuns no Brasil. Na última sexta-feira, um ciclone atingiu o litoral de São Paulo, causando danos e preocupando os moradores. Rajadas de vento de até 57 km/h derrubaram uma árvore na praça Domingos Alucino, em Santos. Esse fenômeno, chamado de “vento noroeste”, costuma ocorrer antes da chegada de frentes frias, como a que está se aproximando da região Sudeste.

É importante que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e siga as recomendações das autoridades competentes. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil local. Fique em um local seguro, evite sair de casa durante a tempestade e não se abrigue próximo a árvores, postes e estruturas que possam oferecer risco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo