Buscas persistem por helicóptero sumido em mata no estado do Amapá.

Equipes de resgate retomaram nesta manhã as buscas pelo helicóptero contratado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que está desaparecido desde a última quarta-feira (16) entre o estado do Amapá e a região norte do Pará.

A aeronave estava sendo utilizada por uma equipe que realizava inspeções de pistas de pouso na área do Parque do Tumucumaque, localizado às margens do rio Paru D’Este. O helicóptero tinha como destino final a cidade de Macapá, onde deveria ter pousado ontem à tarde.

Artigos relacionados

A bordo estavam o comandante tenente coronel Josilei Gonçalves de Freiras, o mecânico Gabriel, cujo sobrenome não foi divulgado, e o engenheiro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), José Francisco Vieira.

Segundo informações da Funai, a equipe estava realizando inspeções de pistas de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A decolagem ocorreu às 12h de quarta-feira (16), do polo base Bona, localizado na Aldeia Maritepu. A previsão era de que a equipe chegasse a Macapá por volta das 14h.

Em uma postagem no Instagram, o secretário da pasta, Weibe Tapeba, informou que a aeronave saiu do polo base Bona na aldeia Maritepu. Ele também afirmou que as autoridades competentes já foram informadas sobre o incidente e que as buscas estão em andamento, com o envolvimento da Sesai e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Amapá e Norte do Pará.

O secretário, que está cumprindo agenda na Índia, disse ter sido informado sobre o desaparecimento pelo coordenador do DSEI, Simone Karipuna, e expressou esperança de que toda a tripulação esteja bem.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também está auxiliando nas buscas. Uma aeronave do Esquadrão Pelicano decolou de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para ajudar nas operações de resgate. Até o momento, não há atualizações sobre o caso por parte do Ministério da Saúde.

A preocupação da equipe de resgate é grande, uma vez que o helicóptero está desaparecido há mais de dois dias. Espera-se que as operações de busca possam fornecer informações sobre o paradeiro da aeronave e da tripulação, trazendo alívio para as famílias e autoridades envolvidas no caso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo