Curso de prevenção contra violência à mulher, promovido pelo governo de SP, terá inscrições até domingo. Bares poderão participar.

O estado de São Paulo está lançando um curso voltado para profissionais de bares e restaurantes, com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher. As inscrições para o curso se encerram no domingo (20) e a participação na capacitação é um requisito obrigatório para obter o Selo Estabelecimento Amigo da Mulher.

O curso é parte do programa Não se Cale, lançado neste mês pela Secretaria de Políticas para a Mulher de São Paulo. Seu objetivo é preparar os profissionais do setor para identificar e lidar com situações de risco, além de padronizar as formas de acolhimento às vítimas de violência e assédio.

As aulas foram desenvolvidas pela Secretaria em parceria com a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), a Fundação Vanzolini e a TV Cultura. Entre os tópicos abordados estão a conscientização, o atendimento ao cliente e a rede de proteção.

Todos os estabelecimentos do estado de São Paulo são obrigados por lei a concluir o curso, sendo que a fiscalização é da responsabilidade do Procon de São Paulo. Os bares, restaurantes e outros estabelecimentos do setor estão sujeitos a penalidades que podem chegar a multas de até R$ 100 milhões, além da suspensão do serviço e até mesmo a interdição do estabelecimento.

As inscrições podem ser realizadas no portal da Univesp até o dia 20 de agosto e as aulas estarão disponíveis a partir do dia 1º de setembro.

Além disso, a Universidade demitiu 6% dos professores acusados de assédio sexual nos últimos 10 anos, de acordo com um vídeo divulgado pela CNN. O vídeo mostra que essa é uma preocupação constante e que medidas estão sendo tomadas para combater esse tipo de violência.

Compartilhe esta notícia e contribua para a conscientização e prevenção da violência contra a mulher. Juntos podemos construir uma sociedade mais segura e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo