Durante ação policial em Santos, ocorreu a morte de um homem, com isso, o número total de vítimas na Operação Escudo chega a 19.

No último dia 21 de agosto, uma ação da Polícia Militar resultou na morte de um homem em Santos, litoral paulista. Com esse incidente, já são 19 pessoas mortas por policiais na Baixada Santista desde o início da Operação Escudo, que teve início no fim de julho como resposta à morte de um soldado da Rota.

A morte foi confirmada tanto pela PM quanto pela Santa Casa de Misericórdia de Santos. De acordo com informações do Centro de Operações da PM, durante uma troca de tiros na rua Sete, no morro Santa Maria, por volta das 11h54, um homem ficou ferido e foi levado ao hospital. No entanto, a Santa Casa informou que o homem chegou sem vida ao hospital e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.

A ação policial gerou protestos por parte dos moradores do bairro, que alegaram atraso no atendimento médico. Em um momento de tensão, uma moradora do Santa Maria gravou e compartilhou nas redes sociais um vídeo onde pessoas estavam protestando contra os policiais militares. O vídeo foi excluído minutos depois.

Questionada sobre o ocorrido, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que havia uma ocorrência em andamento no local e aguardava a finalização do boletim de ocorrência para fornecer mais detalhes sobre o caso. No entanto, a pasta não revelou qual era o motivo da presença dos policiais no local.

A Operação Escudo, deflagrada pela Polícia Militar paulista no final de julho, é considerada a mais letal desde o massacre do Carandiru. Moradores da Baixada Santista têm denunciado assassinatos de pessoas desarmadas, invasões de casas por policiais mascarados, ameaças e casos de tortura. No entanto, o governo nega essas acusações e afirma que não há evidências.

Imagens de câmeras corporais de policiais militares, enviadas ao Ministério Público de São Paulo, mostram registros de confrontos com criminosos em apenas 3 dos 16 casos iniciais em que ocorreram mortes durante a Operação Escudo. Além disso, outras duas pessoas foram mortas pela PM em Guarujá na última terça-feira (15).

No dia 18 de agosto, a SSP informou que PMs que estavam em patrulhamento durante a Operação Escudo prenderam um homem procurado pela Justiça em Guarujá. O indivíduo, conhecido como “Jeffinho”, possui diversas passagens criminais e foi detido na Vila Baiana, próximo à praia da Enseada. Durante a ação, foram apreendidas duas pistolas, dez aparelhos de telefone celular e porções de drogas.

As investigações sobre a morte do homem em Santos ainda estão em andamento e mais informações serão fornecidas assim que o boletim de ocorrência for finalizado. Até o momento, não há detalhes sobre o motivo da presença dos policiais no local e se houve alguma irregularidade na ação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo