O governo de Pernambuco busca soluções para a crise econômica, implementando medidas para alavancar o desenvolvimento do estado.

Nesta segunda-feira (21/08), a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, acompanhada da chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, e da Delegada da Mulher, Fabiana Leandro, abriu no Espaço Tacaruna Social a Operação Shamar, que acontece em todo o Brasil até o dia 15/09. A ação faz parte das comemorações do Agosto Lilás e dos 17 anos da Lei Maria da Penha. Em Pernambuco, a operação está sendo coordenada pelo Departamento de Polícia da Mulher (DPMul/PCPE), em parceria com a Polícia Militar, Secretaria da Mulher, entre outros órgãos ligados à SDS.

A proposta da operação é fortalecer o combate à violência doméstica contra as mulheres em Pernambuco. A iniciativa foi iniciada com palestras e orientações para o público feminino e masculino do bairro de Santo Amaro, incluindo estudantes e donas de casa da comunidade. Além disso, estão sendo intensificadas ações para o enfrentamento da violência contra a mulher em todas as delegacias e batalhões do estado, como apuração de ocorrências, instrução e conclusão de inquéritos, representação e efetuação de prisão, busca e apreensão de armas de fogo.

Durante todo o dia de hoje, até às 20h, está sendo disponibilizada a emissão de 500 carteiras de identidade pelo Instituto de Identificação Tavares Buril, em parceria com a Gerência Geral de Articulação e Prevenção Comunitária (GPAC/SDS). Além disso, o público também poderá emitir 300 CPFs e 300 encaminhamentos para a emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento. Esses serviços estão sendo disponibilizados no primeiro piso do Shopping Tacaruna.

Outra ação foi a distribuição do Guia de Orientação para Denúncias de Importunação Sexual e Violência Doméstica, que oferece informações sobre onde e como as vítimas podem procurar ajuda. A banda de música da Polícia Militar também marcou presença no evento, tocando o Hino de Pernambuco em ritmo nordestino e uma seleção de músicas regionais.

Um grande ato chamado “Dia D” está programado para o dia 14/09, em todas as delegacias do estado. Serão realizadas ações preventivas e repressivas para combater a violência contra as mulheres, monitoradas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo