São Paulo pode bater recorde histórico de temperatura para o mês de agosto nos próximos dias. Calor intenso promete.

Diversos estados do Brasil estão enfrentando uma onda de calor que pode resultar em uma elevação histórica de temperatura para o mês de agosto. A previsão é que os termômetros atinjam 40°C em algumas regiões, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Na cidade de São Paulo, o pico de calor está previsto para ocorrer entre os dias 23 e 24 de agosto, com a temperatura podendo chegar a 34°C. Essas altas temperaturas são causadas por uma grande massa de ar quente e seco, que está se expandindo por todo o país.

De acordo com o Climatempo, as regiões oeste, norte e leste do estado de São Paulo serão as mais afetadas pelo calor intenso. A Metsul também alerta que outros estados têm potencial para quebrar recordes de temperatura máxima neste mês de agosto.

Apesar das altas temperaturas, ainda há previsão de chuva para esta segunda-feira, inclusive na capital paulista. No entanto, a precipitação não deve ser expressiva em nenhum dos casos. Após o período de calor intenso, uma frente fria avançará pelo sul do Brasil, resultando em um declínio das temperaturas no fim de semana.

No entanto, a Metsul prevê que o tempo continuará muito quente em grande parte do Centro-Oeste, no norte de São Paulo e em algumas áreas do estado de Minas Gerais.

Essas condições climáticas excepcionais são preocupantes, pois estão ocorrendo fora dos padrões climatológicos normais para o mês de agosto. O calor intenso tem impactos diretos na saúde das pessoas, aumentando o risco de desidratação, insolação e outros problemas relacionados ao calor.

Além disso, esse clima extremo pode contribuir para o aumento de incêndios florestais, como tem sido observado recentemente. As mudanças climáticas são apontadas como um dos principais fatores causadores desse tipo de desastre ambiental.

É importante que as autoridades e a população estejam cientes dessas condições climáticas excepcionais e tomem as precauções necessárias para se protegerem e mitigarem os impactos do calor intenso. O uso de roupas leves, hidratação adequada e evitar a exposição direta ao sol são medidas importantes nesses momentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo