A Neoenergia registrou a recuperação de 84 mi kwh no 1º sem. de 2023, energia capaz de abastecer 700 mil lares por 30 dias.

No primeiro semestre de 2023, a Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar 84 milhões de quilowatts-hora (KWh) de energia, o que equivale ao abastecimento de 700 mil residências por um mês ou todo o município de Jaboatão dos Guararapes pelo mesmo período. Esse resultado foi obtido por meio das mais de 65 mil inspeções realizadas durante os primeiros seis meses do ano. Vale ressaltar que a distribuidora atende aproximadamente 4 milhões de clientes no estado.

Além da recuperação dessa grande quantidade de energia, a Neoenergia Pernambuco também adotou outras ações para evitar perdas. Entre elas está a regularização de clientes através do uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes. As informações referentes a esse período demonstram que a distribuidora conseguiu regularizar mais de 36 mil ligações clandestinas, bem como substituir 57 mil medidores obsoletos.

De acordo com Ícaro Bezerra, Supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Pernambuco, a empresa mantém uma forte atuação para combater os desvios de energia e garantir a qualidade e segurança do fornecimento. Ele ressalta que estão investindo na modernização do serviço, incluindo a blindagem de redes e a substituição de equipamentos como cabos e medidores. Uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras e permitindo a telemedição.

Outra importante ação realizada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de clientes clandestinos através da instalação de medidores de energia. Os consumidores que ainda não possuem o equipamento e estão em situação irregular podem solicitar a instalação de forma gratuita.

A empresa destaca que o furto de energia é crime e está sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além dos prejuízos para a população, essa prática também representa riscos de acidentes graves. A Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes e disponibiliza canais de atendimento para os clientes fazerem suas denúncias de forma anônima.

Durante o primeiro semestre, a Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar ainda 368 mil KWh em 29 ações com apoio policial. A tecnologia também é utilizada para definir as localidades onde serão realizadas essas operações. A distribuidora possui sensores inteligentes em locais estratégicos, que permitem acompanhar o balanço energético da rede e identificar perdas.

Os desvios de energia acabam prejudicando todos os consumidores, pois causam modificações inadequadas na rede e parte do valor da energia furtada é rateado entre todos. Portanto, a Neoenergia Pernambuco destaca a importância de denunciar fraudes e disponibiliza canais de atendimento para realizar essas denúncias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo