A escolha da empresa vencedora foi feita com base no desconto no valor básico do pedágio. Duas companhias apresentaram propostas: a Infraestrutura Brasil Holding 21, com desconto de 18,25%, e o Consórcio Infraestrutura PR, com desconto de 8,30%.
As rodovias leiloadas hoje estavam sem concessionárias responsáveis há aproximadamente um ano e meio. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a nova modelagem do leilão resultou em um desconto de mais de 50% no valor do pedágio em comparação ao valor anteriormente cobrado na região.
Os investimentos previstos para o trecho, a serem realizados pela empresa vencedora do leilão, serão de R$ 7,9 bilhões. Desse valor, 47% será destinado à expansão e melhoria da capacidade das rodovias. Além disso, serão investidos R$ 5,2 bilhões em custos operacionais, como serviços médicos e mecânicos, bem como pontos de parada para caminhoneiros. No total, espera-se um investimento total de R$ 13,1 bilhões no lote.
O contrato de concessão terá validade de 30 anos e abrange uma extensão total de 473 km, incluindo as rodovias BR-277/373/376/476 e as PR-418/423/427. Entre os principais benefícios que deverão ser realizados pela empresa vencedora do leilão estão obras de duplicação, faixas adicionais, terceiras faixas e vias marginais.
Além disso, a empresa terá a responsabilidade de instalar passarelas, paradas de ônibus, obras de arte e especiais, bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário. Essas bases contarão com ambulâncias, serviços de atendimento mecânico e guinchos, entre outros.
De acordo com o ministro dos Transportes, estão previstos mais cinco leilões de rodovias em 2023 e mais nove no próximo ano. Entre 2023 e 2026, serão realizados um total de 35 leilões rodoviários.
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