Estudantes enfrentam caos no retorno para casa em São Tomé | Farol de Notícias.

Na última terça-feira (22), estudantes da zona rural de Caiçarinha da Penha, em Serra Talhada, tiveram uma difícil volta para casa devido às obras de calçamento realizadas pela prefeitura. Os jovens precisaram utilizar materiais do próprio calçamento como alavanca e colocá-los embaixo dos pneus do ônibus para auxiliar a subida em uma ladeira íngreme. Essa operação improvisada atrasou a chegada dos alunos em suas residências, que só ocorreu após às 22h.

De acordo com relatos dos estudantes ao Farol de Notícias, a estrada estava em péssimas condições e não havia sido adequadamente preparada para receber o ônibus. Os alunos afirmam que o para-choque do veículo chegava a raspar no chão ao tentar subir a ladeira e não havia possibilidade de retornar de ré devido a outra ladeira ainda mais íngreme à frente.

Além desse perrengue enfrentado pelos estudantes, eles também relataram a perda de alguns dias de aula devido às obras e as condições precárias das estradas, que se tornaram verdadeiros obstáculos para o transporte escolar. A demora na conclusão do calçamento está afetando a rotina dos jovens e prejudicando seu desempenho escolar.

A situação enfrentada pelos estudantes de Caiçarinha da Penha revela a falta de planejamento e organização por parte da prefeitura de Serra Talhada. É inadmissível que obras sejam realizadas sem que as vias estejam devidamente preparadas para o trânsito de veículos, especialmente os que são responsáveis pelo transporte de estudantes.

Cabe destacar a importância do transporte escolar para a garantia do acesso à educação, principalmente para alunos que residem em áreas rurais. É responsabilidade dos gestores públicos garantir a segurança e o conforto dos estudantes durante o trajeto de casa para a escola e vice-versa.

Espera-se que a prefeitura de Serra Talhada reconheça o problema enfrentado pelos estudantes de Caiçarinha da Penha e tome providências imediatas para solucioná-lo. Além disso, é necessário que os responsáveis pelo planejamento das obras sejam mais cuidadosos e priorizem a conclusão das vias antes de liberar o tráfego de veículos.

Os estudantes têm o direito de receber uma educação de qualidade e isso inclui um transporte seguro e adequado. É fundamental que os gestores públicos atentem a essas demandas e trabalhem para garantir o cumprimento desse direito básico dos alunos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo