Ministério e polícia de SP unem forças contra crimes de pedofilia e abuso infantil, em ação conjunta de enfrentamento.

Em uma ação conjunta, a Polícia Civil de São Paulo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deflagraram, nesta segunda-feira (28), a Operação Aliados Pela Infância, que tinha como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra envolvidos em crimes de pedofilia, abuso e exploração sexual infantojuvenil na internet.

A operação ocorreu tanto em território nacional quanto internacional, tendo 50 alvos em 20 cidades do estado de São Paulo, além de países como Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Panamá, Porto Rico e Estados Unidos. Ao todo, foram 151 alvos identificados pelas autoridades competentes.

De acordo com o MJSP, durante as investigações, mais de 200 pessoas foram analisadas, sendo que no Brasil, a Polícia Civil de São Paulo foi responsável por examinar cerca de 30 mil conexões e mais de 650 mil arquivos.

Para o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Ciberlab/Senasp), Alesandro Barreto, a operação realizada hoje demonstra a importância do trabalho conjunto no combate aos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Ele ressaltou que a atuação da polícia civil brasileira e das agências de aplicação da lei dos sete países envolvidos evidencia a necessidade de enfrentar este tipo de crime de forma uniforme. Barreto ainda ressaltou que ainda há muito a ser feito nessa área.

A Operação Aliados Pela Infância é uma tentativa de combater esses crimes que têm se tornado cada vez mais comuns na era digital. A internet tem se mostrado um ambiente propício para a prática dessas atrocidades, tornando-se um verdadeiro desafio para autoridades e instituições responsáveis pela segurança de crianças e adolescentes.

A partir dessa operação, espera-se que os envolvidos nesses crimes sejam identificados e responsabilizados por seus atos criminosos. Além disso, é fundamental também realizar um trabalho incansável de conscientização e prevenção, tanto para os pais e responsáveis quanto para as próprias crianças, a fim de evitar que se tornem vítimas desses criminosos.

A Operação Aliados Pela Infância é um exemplo claro do comprometimento das autoridades de combater a pedofilia e a exploração sexual infantojuvenil na internet. É preciso unir esforços, fortalecer as medidas de segurança e estar atento aos sinais que indiquem a ocorrência desses crimes, garantindo assim um ambiente seguro para as nossas crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo