Repórter Recife – PE – Brasil

A 11ª Green Rio abordou a bioeconomia e economia azul, trazendo soluções sustentáveis para o desenvolvimento econômico.

A 11ª edição do Green Rio/Green Latin America, evento voltado para a bioeconomia mundial e soluções sustentáveis, terá início nesta quinta-feira (31) na Marina da Glória. O Green Rio se estenderá até o sábado e contará com uma série de atividades gratuitas para o público.

A abertura do evento, às 10h, contará com a presença do governador em exercício e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, que lançará o programa Guanabara Azul. Esse projeto busca promover uma ação integrada para a Baía de Guanabara, através da criação do Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara, que terá uma governança compartilhada e transparente, envolvendo diversas entidades.

Esse centro contará com uma plataforma de monitoramento em tempo real, que possibilitará a integração de novas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, um comitê técnico-científico será responsável por estabelecer metas e indicadores para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Baía de Guanabara, visando melhorar as condições de vida da população e promover o crescimento da economia azul.

A coordenadora do Green Rio, Maria Beatriz Bley Costa, destacou o investimento do governo fluminense no tema economia azul e ressaltou a presença de especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de universidades norte-americanas e da Escola de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para debater o assunto.

O objetivo principal do evento é a despoluição da Baía de Guanabara, mas o programa também inclui a inserção social e a geração de empregos. No estande da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), serão realizados encontros institucionais e divulgadas as ações planejadas e em curso relacionadas à economia azul.

Durante os três dias de evento, será apresentada pela primeira vez a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente, que faz o monitoramento, coleta e armazenamento de resíduos sólidos em rios e afluentes. A ecobarreira utiliza energia 100% renovável e busca contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara, que recebe diariamente 98 toneladas de lixo.

Além disso, haverá um workshop de agricultura orgânica promovido pelo Ministério da Nutrição, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, e no sábado será discutida a conexão entre o meio rural e urbano. A OCDE tem interesse em levar o Mesa Brasil para o mundo e o convidou para ser um exemplo de boas práticas no âmbito alimentar.

Com mais de 90 expositores, a feira do Green Rio reunirá produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. As inscrições para as atividades podem ser feitas no local. O Green Rio, que teve sua primeira edição em 2012, se consolidou ao longo dos anos como uma plataforma de negócios sustentáveis.

Para mais informações sobre a programação, horários e inscrição, basta acessar a página do evento na internet.

Sair da versão mobile