ITA Ceará fará pesquisas sobre energia em sua unidade cearense.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está planejando inaugurar uma unidade no Ceará, que oferecerá cursos relacionados a estudos sobre energia. O ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, estiveram presentes na Base Aérea de Fortaleza, onde o governo federal pretende instalar a nova unidade.

A criação de uma unidade no Ceará se justifica pelo fato de que 40% dos aprovados no ITA são estudantes cearenses. O ministro Múcio afirmou que estão decididos a assinar o protocolo de intenções nos próximos 20 dias, com o objetivo de trazer mais oportunidades para os cientistas do Nordeste. Ele destacou que o ITA no Ceará será equivalente em qualidade ao de São Paulo.

Segundo o comandante Damasceno, os próximos passos do projeto envolvem a criação de um caderno de necessidades e um projeto básico, levando em consideração que o ITA busca manter um padrão único de qualidade. A previsão é de que o projeto básico seja finalizado até o dia 4 de outubro, para que então se possa começar a execução da obra e a contratação de professores.

Uma das propostas é oferecer inicialmente os mesmos cursos oferecidos no ITA de São Paulo, mas também pensar em outros cursos. Uma das áreas que se destaca no Ceará é a energia, principalmente devido aos projetos de geração de energia eólica e à produção de hidrogênio verde. O comandante Damasceno mencionou a possibilidade de implantar um curso nessa área.

A inauguração do ITA no Ceará é vista como um presente não apenas para o estado, mas para todo o Nordeste brasileiro. Com essa unidade, será possível oferecer oportunidades aos cientistas da região, que não precisarão mais migrar para o Sul em busca de educação de qualidade.

Em suma, a criação do ITA no Ceará representa um avanço para o desenvolvimento científico e educacional do Nordeste brasileiro. A nova unidade trará cursos voltados para o estudo da energia, área em que o estado se destaca. A expectativa é de que, nos próximos 20 dias, seja assinado o protocolo de intenções para dar início ao projeto, que busca oferecer a mesma qualidade do ITA de São Paulo. Essa iniciativa vai permitir que os estudantes nordestinos não precisem mais deixar sua região para ter acesso a uma educação de excelência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo