Taiwan é atingida por Tufão Haikui, resultando em intensas precipitações.

O tufão Haikui atingiu diretamente a região leste de Taiwan neste domingo (3), trazendo consigo chuvas torrenciais e fortes ventos que deixaram milhares de residências sem energia elétrica. Essa é a primeira grande tempestade a atingir a ilha em quatro anos.

Por precaução, as autoridades retiraram quase 7 mil moradores de suas casas. Além disso, centenas de voos foram cancelados e os estabelecimentos comerciais receberam ordem para fechar as portas.

Segundo o governo, mais de 40 pessoas morreram na passagem do tufão, incluindo duas no condado de Hualien, uma área montanhosa, onde três veículos foram atingidos pela queda de uma árvore. O tufão Haikui tocou o solo em Taitung às 15H40 (4H40 de Brasília), um pouco antes do previsto, pois se desloca mais rápido que o projetado, afirmou Yeh Chih-chun, da Agência Meteorológica Central.

As autoridades meteorológicas alertaram que o tufão representa uma ameaça específica para a maioria das regiões de Taiwan, com ventos, chuvas e ondas. Haikui avança por Taitung, uma área montanhosa do leste, e deve atravessar a ilha no sentido oeste. Depois, seguirá pelo Estreito de Taiwan, atingindo a China continental na manhã de segunda-feira.

Durante a passagem do tufão, os moradores foram orientados a permanecer em suas casas, afastados das janelas e das ruas, onde as rajadas de vento arrancaram árvores e derrubaram reservatórios de água. Mais de 119.000 residências ficaram sem energia elétrica no domingo, mas, durante a noite, a maioria delas já havia tido o fornecimento restabelecido.

Às 21H00 (10H00 de Brasília), Haikui perdeu força e tinha intensidade moderada, perto da cidade de Kaohsiung, no sudoeste de Taiwan, com rajadas de vento de 126 km/h, segundo informações da agência meteorológica.

Fortes chuvas estão previstas para as montanhas de Yilan, Hualien, Taitung, Kaohsiung e Pingtung. Em Taitung, os ventos e as chuvas torrenciais reduziram consideravelmente a visibilidade.

É importante ressaltar que Haikui é o primeiro tufão a tocar o solo em Taiwan em quatro anos. A presidente da ilha, Tsai Ing-wen, pediu à população que se prepare e tome cuidado com a segurança, evitando sair ou fazer atividades perigosas.

Diante da situação, as Forças Armadas foram mobilizadas, com soldados e equipamentos, como veículos anfíbios e botes infláveis. Vale lembrar que a última grande tempestade que afetou Taiwan foi o tufão Bailu, em 2019, que causou uma morte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo