Uma fábrica de polpas foi responsável pelo desvio de energia capaz de abastecer 2,4 mil residências durante um mês.

A Neoenergia Pernambuco realizou uma importante descoberta nesta quarta-feira (06) ao identificar um desvio de energia elétrica na Fábrica de Polpas localizada na cidade de Jaqueira, na Zona da Mata Sul do Estado. Após análises periódicas da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica do estabelecimento, equipes técnicas da concessionária foram até o local e constataram a irregularidade. A inspeção revelou que a fábrica estava adulterando a medição por meio de ímã.

Os números são alarmantes. Com essa ação, a Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar cerca de 300.000 kWh de energia, quantidade suficiente para abastecer aproximadamente 2,5 mil residências por um mês. Seguindo as determinações da legislação do setor elétrico, toda a energia não medida será cobrada do cliente.

Ícaro Bezerra, Supervisor de Proteção da Receita da Neoenergia Pernambuco, ressaltou a importância de combater esse tipo de prática: “Estamos muito atentos às empresas que estão desviando energia no Estado. Temos nos debruçado nos números para identificar situações que estão fugindo da normalidade de consumo. Não podemos permitir que essa prática se mantenha e, pior, como se fosse algo louvável pelo ato desonesto. Por isso estamos intensificando cada vez mais essas inspeções para coibirmos esse tipo de atitude por parte do consumidor”.

É fundamental destacar que o furto de energia é considerado crime e está sujeito às penalidades previstas no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além disso, essa prática traz prejuízos à população e representa riscos de acidentes graves. Por isso, a Neoenergia Pernambuco incentiva os clientes a denunciarem qualquer suspeita de ligações clandestinas ou fraude no medidor. As denúncias podem ser feitas através do número 116, sem a necessidade de identificação.

É necessário conscientizar a população sobre os perigos e consequências do furto de energia. Além de ser um crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e a confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica. A colaboração de todos é essencial para combater essa prática ilegal e garantir o fornecimento de energia de forma segura e justa para toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo