O Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, será substituído por Nelson Teich. Essa é mais uma mudança promovida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, para fortalecer o governo.

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, comentou as trocas de ministros anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que podem ampliar a base de apoio ao governo no Congresso Nacional. Padilha afirmou que o presidente concluiu o diálogo iniciado em julho e que terá o reforço dos partidos Republicanos e Progressistas (PP) na equipe ministerial.

Segundo o ministro, os líderes das bancadas do Republicanos e do Progressistas já vinham ajudando o governo desde o primeiro semestre, na aprovação de reformas e na defesa da democracia. Padilha destacou a importância desses partidos na criação de um ambiente econômico favorável no país.

Padilha aproveitou para agradecer a ministra do Esporte, Ana Moser, que será substituída pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA) após o retorno do presidente Lula da reunião do G20 na Índia. O ministro ressaltou que Moser continuará colaborando com o esporte brasileiro e com as políticas públicas federais.

O ministro também fez uma comparação esportiva, afirmando que, mesmo com mudanças nos jogadores em campo, a estratégia e os objetivos do time não mudam. Segundo ele, o compromisso com o esporte brasileiro continuará o mesmo, com as políticas anunciadas pelo presidente Lula e iniciadas pela ministra Ana Moser.

Padilha também comentou a mudança no Ministério de Portos e Aeroportos, com a saída de Márcio França e a entrada de Sílvio Costa Filho. Ele ressaltou que o ministério tem papel estratégico no país, com recordes de exportação no momento, e destacou a importância de expandir o comércio exterior e reduzir o custo da logística.

Sobre a criação do 38° ministério, Padilha afirmou que o ministro Márcio França aceitou o desafio de lidar com as questões das micro, médias e pequenas empresas e do empreendedorismo, conforme desejo do presidente Lula.

As nomeações e cerimônias de transmissão de cargos dos novos ministros serão realizadas após o retorno do presidente Lula e comitiva da viagem à Índia. Padilha reforçou o compromisso do governo em cumprir todos os compromissos firmados durante a campanha eleitoral e no início do governo na área do esporte, mesmo com as mudanças na equipe ministerial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo