Repórter Recife – PE – Brasil

Turquia em complexa operação para salvar cidadão americano preso em caverna extremamente profunda, a 1,1 km de profundidade.

Mais de 150 pessoas estão envolvidas em uma operação de resgate para salvar um espeleologista americano que sofreu uma hemorragia interna enquanto explorava uma caverna na Turquia. A equipe de resgate é composta por turcos e estrangeiros que estão se esforçando para chegar até Mark Dickey, que ficou doente nas profundezas da caverna Morca, que tem mais de mil metros de profundidade e está localizada perto da costa mediterrânea turca.

De acordo com a Federação de Espeleologia do país, essa operação é uma das maiores do mundo em termos de logística e técnica. Dickey, de 40 anos, ficou doente no domingo, quando estava a uma profundidade de 1.120 metros, acompanhado por uma equipe internacional de 13 exploradores que rapidamente alertaram sobre sua situação. Ele foi levado para um acampamento base a 1.040 metros de profundidade, onde recebeu uma infusão de sangue entregue por equipes de resgate e médicos.

A federação informou que a condição de Dickey está se estabilizando, já que o sangramento parou e ele é capaz de andar com ajuda, porém não consegue sair da caverna sem uma maca. Agora, a maior dificuldade é baixar a maca e levantar Dickey, mas a federação anunciou que a extração começará nas próximas horas. O espeleologista será levado para um acampamento provisório a 700 metros de profundidade.

A caverna Morca é a terceira mais profunda da Turquia, chegando a uma profundidade máxima de 1.276 metros. Segundo as equipes de resgate, essa operação pode levar vários dias para ser concluída devido à complexidade do resgate.

É importante ressaltar que essa notícia não menciona a fonte das informações, mas relata os detalhes do incidente e as medidas tomadas para resgatar o espeleologista americano. O número de pessoas envolvidas na operação e a dificuldade técnica do resgate são destacados, enfatizando a magnitude da situação. A estabilização da condição de Dickey e os planos para a extração também são mencionados, assim como a profundidade da caverna Morca e a estimativa de que o resgate possa levar dias para ser concluído.

Sair da versão mobile