Dois mortos e 30 feridos nas estradas federais de Pernambuco encerram o feriadão da Independência.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Independência, com o objetivo de fiscalizar e promover medidas educativas no trânsito durante o feriado estendido da Independência do Brasil. Ao final do período, a corporação registrou uma redução de casos de violência nas estradas em comparação à última vez que a operação foi realizada, em 2021.

Segundo informações da PRF, entre 0h da última quinta-feira (7) até o domingo (10), foram registrados 28 sinistros de trânsito, resultando em 30 pessoas feridas e duas mortes. As BRs 101, 232, 423, 428 e 407 foram foco da fiscalização, além do monitoramento em todo o estado.

Artigos relacionados

É importante ressaltar que o número de ocorrências deste ano é consideravelmente menor do que os registrados durante a operação de 2021, que ocorreu entre os dias 3 e 7 de setembro. Naquela época, foram registrados 72 sinistros, com 62 feridos e 11 mortes.

Dentre as principais infrações cometidas nas BRs, de acordo com a PRF, estão ultrapassagens indevidas (73), não uso do cinto de segurança (66), alcoolemia ao volante (39), não uso do capacete (38), desobediência ao descanso obrigatório por parte dos motoristas profissionais (21) e falta da cadeirinha (13). O excesso de velocidade também aparece em destaque.

A diminuição dessas infrações se deu em decorrência do reforço das fiscalizações. Através do radar fotográfico, a PRF conseguiu flagrar motoristas que dirigiam a mais de 150 km/h na BR-101.

Além da fiscalização, a PRF também realizou ações educativas, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os cuidados no trânsito. Ao todo, foram fiscalizados cerca de 3,7 mil veículos e 4,1 mil pessoas. Mais de 1,4 mil testes de bafômetro foram aplicados.

A PRF também prestou auxílio a 46 usuários que tiveram problemas durante a viagem, como panes mecânicas. Além disso, 112 veículos foram recolhidos devido a diversas irregularidades.

Com os resultados positivos da Operação Independência, a PRF reforça seu compromisso em manter o trânsito seguro e continuar realizando ações de fiscalização e conscientização para evitar acidentes nas estradas do país.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo