Lufthansa planeja aumentar oferta de voos no Aeroporto Galeão do Rio de Janeiro até 2024, dobrando a quantidade de voos disponíveis.

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, em evento realizado nesta terça-feira, que está planejando uma expansão de sua oferta de voos no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, o Galeão. A partir de abril de 2024, a empresa pretende dobrar o número de voos disponíveis para os passageiros que utilizam esse terminal. Essa notícia chega após a redução da frequência de voos da Lufthansa no Galeão no final de março, devido à escassez de pilotos, tripulantes e aeronaves causada pela retomada da malha aérea após a pandemia.

A alteração na oferta de voos inclui a mudança da rota para Munique, que será extinta em novembro de 2023. Em vez disso, os voos terão como destino Frankfurt, o principal hub da Lufthansa, com conexões para mais de 200 destinos em toda a Europa, África, Oriente Médio e Ásia. As passagens para essa nova rota começarão a ser vendidas a partir de 18 de setembro deste ano.

A Lufthansa planeja oferecer seis voos saindo do Rio de Janeiro e outros seis voltando para a cidade, todos noturnos, para facilitar as conexões com outros destinos. A diretora de vendas no Brasil da Lufthansa, Annette Taeuber, destacou que esses voos serão operados por aeronaves altamente eficientes, com janelas 30% maiores e 30% menos emissões. Além disso, a iluminação da aeronave foi projetada para reduzir os efeitos do jet lag nos passageiros.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de oferecer voos internos no Brasil, Taeuber afirmou que a Lufthansa atua operando grandes hubs e, portanto, não possui interesse em atender ao mercado doméstico de voos.

Essa expansão da Lufthansa no Galeão ocorre em meio a uma série de medidas adotadas pelo governo para fortalecer o aeroporto como um terminal internacional e porta de entrada para os turistas que visitam o país. Uma dessas medidas é a limitação do número de passageiros no Santos Dumont, o terminal central do Rio de Janeiro, para evitar que o fluxo máximo de pessoas exceda 10 milhões por ano. Além disso, a partir de janeiro do próximo ano, o Santos Dumont só poderá oferecer voos para destinos dentro de um raio de 400 quilômetros, excluindo Confins e Guarulhos.

Em relação à situação da RIOGaleão, a operadora Changi, de Cingapura, que controla o aeroporto, havia decidido devolver a concessão em fevereiro de 2022, mas posteriormente voltou atrás e optou por negociar sua permanência na administração do terminal. Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou um acordo para manter a operação da atual concessionária, dispensando o governo de realizar uma nova licitação para o aeroporto.

No evento de anúncio da Lufthansa, o presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, não confirmou se já existe uma proposta oficial da Changi para desistir da devolução do terminal. Ele ressaltou que o compromisso da RIOgaleão sempre foi entregar o aeroporto da melhor forma possível e que a avaliação do pronunciamento do TCU está sendo realizada pelos acionistas da empresa.

Com a ampliação da oferta de voos pela Lufthansa e as medidas adotadas pelo governo para o fortalecimento do Galeão, espera-se que o terminal se consolide como uma importante porta de entrada para viajantes internacionais, contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Rio de Janeiro e no Brasil como um todo.

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