O Mercosul responde à UE sobre critérios ambientais com posição assertiva e pragmática, visando a sustentabilidade nas negociações comerciais.

O Mercosul enviou uma resposta à União Europeia em relação ao documento apresentado em março, que tratava de questões ambientais para a conclusão do tratado de livre comércio entre os dois blocos. De acordo com uma fonte do Itamaraty, a resposta foi enviada na quarta-feira e, posteriormente, ocorreu uma videoconferência entre o Mercosul e a UE para avançar nas discussões.

A fonte do Itamaraty, que preferiu não ser identificada, não forneceu detalhes sobre o conteúdo da resposta do Mercosul. No entanto, sabe-se que o bloco tem buscado a conclusão do tratado de livre comércio com a União Europeia desde que chegaram a um acordo de princípios em 2019, após mais de duas décadas de negociações difíceis.

No entanto, o documento apresentado pela UE em março, que estabelecia critérios ambientais relacionados ao setor agropecuário, trouxe obstáculos para a finalização do acordo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu a presidência pro tempore do Mercosul em julho, expressou preocupação com as “imposições” da UE e instruiu seus parceiros a discutirem uma resposta que não ameaçasse o bloco sul-americano.

A fonte do Itamaraty também destacou que as manifestações públicas de Lula podem ter sido consideradas um “guia” para o tom da resposta enviada à UE. Além disso, foi ressaltado que o diálogo entre as partes tem sido mantido de forma contínua, embora as reuniões aconteçam apenas ocasionalmente.

É importante ressaltar que, até o momento, não há informações sobre os avanços nas negociações entre Mercosul e União Europeia após o envio da resposta. No entanto, a conclusão do tratado de livre comércio é considerada de suma importância para ambos os blocos, uma vez que traria benefícios econômicos e fortaleceria os laços comerciais entre as regiões.

Resta aguardar por novos desdobramentos nas negociações e nos próximos passos para a finalização do tratado. Enquanto isso, o Mercosul segue buscando soluções que atendam às suas preocupações e interesses, ao mesmo tempo em que mantém o diálogo com a União Europeia em busca de um acordo que seja benéfico para ambas as partes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo