O então senador Mem de Sá (RS), ao encaminhar a votação do projeto, revelou ter sido convencido pelo presidente da Casa naquela época, Auro Moura Andrade (SP), sobre a importância de um serviço gráfico próprio, uma vez que a Imprensa Oficial, que era encarregada anteriormente, estava operando acima da capacidade.
Durante seu discurso no Senado, Mem de Sá destacou a complexidade, delicadeza e trabalho envolvido na atividade industrial de uma gráfica. No entanto, ele acreditava que com uma boa escolha na direção do novo setor do Senado, resultados louváveis e dignos de aplauso poderiam ser alcançados.
A Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf), ou Gráfica do Senado, está localizada na avenida N2, paralela à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Poucos sabem, mas o projeto do prédio é uma criação de Oscar Niemeyer, o renomado arquiteto modernista brasileiro conhecido por sua influência na arquitetura de Brasília.
As plantas baixas do prédio, com as iniciais “ON” que identificam o arquiteto, estão no arquivo de desenhos técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) do Senado. O prédio, com 3.115 metros quadrados, foi projetado originalmente para abrigar a gráfica e tanto o projeto quanto o início da construção datam de 1963. A inauguração aconteceu dois anos depois, em 1965.
Segundo o arquiteto da Sinfra, Juliano de Carvalho, o prédio foi projetado de forma a manter hierarquia e clareza da paisagem, sem competir com o Palácio do Congresso e o Anexo 2 do Senado. Ao longo dos anos, o prédio passou por algumas alterações, como a criação do auditório João Emílio Falcão.
Apesar de algumas mudanças, a estrutura de concreto armado e modular, característica da obra de Niemeyer, foi preservada. Houve pintura do exterior, inicialmente em concreto aparente, e aterro do espelho d’água que existia em frente ao prédio.
A Gráfica do Senado desempenha papel fundamental na produção e impressão de documentos relacionados ao trabalho legislativo. Ao longo dos anos, a instituição tem se adaptado às demandas e utilizações específicas, mas sempre se mantém fiel às características arquitetônicas originais, conferindo-lhe uma aura especial no cenário de Brasília.