A 2ª Conferência Livre de Mobilidade do Recife acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro na Ilha de Deus.

No próximo dia 22 e 23 de setembro, acontecerá a segunda edição da II Colmob – Conferência Livre de Mobilidade do Recife, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. O evento será realizado na sede da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, localizada na Ilha de Deus, a partir das 19h da próxima sexta-feira.

A conferência surgiu em 2016, através da articulação em rede dos diversos movimentos sociais da mobilidade urbana e do direito à cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo é fortalecer e ampliar a incidência política sobre mobilidade urbana e suas transversalidades, mobilizando as periferias do Grande Recife.

Nesta edição, a Colmob priorizará temas que estão avançando nacionalmente, como a tarifa zero universal e a proposta do Sistema Único de Mobilidade (SUM), que busca integrar o transporte público como um direito. A conferência contará com a participação de diversos grupos ativos da mobilidade urbana, como pedestres, pessoas com deficiência, mulheres, metroviários, rodoviários, ciclistas, usuários do transporte público e barqueiros.

A escolha da Ilha de Deus para a realização do evento foi ressaltada por Isabel Albuquerque, integrante da Rede Meu Recife. Ela destacou a importância de debater assuntos voltados para a realidade dos moradores da área, como a criação da tarifa zero no Recife e a questão da navegabilidade dos rios e os direitos dos barqueiros.

A programação da conferência inclui a mostra de filmes, apresentações culturais e mesas de diálogo. No sábado (23), serão realizadas duas mesas de debate. A primeira abordará a Conjuntura da Mobilidade Pernambucana, enquanto a segunda discutirá as utopias que já estão se tornando realidade, mesmo que pareçam impossíveis.

Representantes de diversas organizações irão contribuir para o debate, como Ameciclo, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco (FND), Movimento Passe Livre, Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Rede Meu Recife, Observatório de Mobilidade de Salvador e Bigu Comunicativismo.

As propostas discutidas durante a 2ª Conferência Livre servirão de subsídio para as conferências que irão pautar as discussões sobre mobilidade urbana nas eleições municipais de 2024. O evento é uma realização da Bigu Comunicativismo, Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Rede Meu Recife, Movimento Passe Livre – Pernambuco, INCITI – Núcleo de Pesquisas Urbanísticas da UFPE e Escola de Ativismo.

É importante ressaltar que a fonte desse texto não foi mencionada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo