Senado Notícias: CAE apoia doação de passagens a atletas em formação por empresas aéreas.

A Comissão do Esporte (CEsp) aprovou nesta quarta-feira (20) um projeto de lei que tem como objetivo oferecer prioridade de acesso a recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) a empresas de transporte aéreo que destinem passagens gratuitas para atletas olímpicos e paralímpicos em formação. O PL 3.613/2021, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), seguirá agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O relator na CEsp, o senador Romário (PL-RJ), deu parecer favorável ao projeto, argumentando que a iniciativa estimula a participação desses atletas nas competições. Romário, que também é presidente da CEsp, destacou a falta de recursos financeiros enfrentada pela grande maioria dos atletas. Os custos envolvidos na preparação esportiva, como equipamentos, treinadores, viagens e competições, são muito elevados, o que acaba inviabilizando a participação de muitas promessas brasileiras em eventos internacionais.

A proposta do PL busca, portanto, encontrar uma solução para essa problemática. Ao dar prioridade de acesso a recursos do FNAC às empresas de transporte aéreo que ofereçam passagens gratuitas para atletas olímpicos e paralímpicos em formação, espera-se facilitar o deslocamento desses atletas para competições nacionais e internacionais. Dessa forma, eles poderão adquirir experiência e desenvolver suas habilidades, contribuindo para o fortalecimento do esporte brasileiro.

Cabe ressaltar que a aprovação na CEsp é apenas o primeiro passo para que o projeto se torne lei. Agora, ele será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde passará por uma nova avaliação antes de seguir para a votação no plenário do Senado.

Além disso, é importante frisar que o parecer favorável do relator na CEsp não garante a aprovação do projeto. Ele representa apenas a opinião de um parlamentar e outros senadores poderão se posicionar a favor ou contra o projeto durante a discussão na CAE e no plenário. Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que o projeto se torne efetivamente uma lei.

No entanto, a aprovação na CEsp é um passo importante e demonstra o reconhecimento da importância de apostar no desenvolvimento dos atletas olímpicos e paralímpicos em formação. Resta agora acompanhar o desenrolar do projeto nas próximas etapas e torcer para que esses jovens talentos possam receber o apoio necessário para alcançarem seu potencial máximo e representarem o Brasil com excelência nos eventos esportivos internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo