A parceria entre a Nova Mobi e o Grande Recife resulta na inauguração de boxes de vendas para informais no Terminal Integrado Joana Bezerra.

A Nova Mobi Pernambuco, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes, lançou nesta quinta-feira (21) o programa “InForma” no Terminal Integrado Joana Bezerra. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento e prestar assistência a microempreendedores individuais. Foram entregues 23 boxes de vendas que serão utilizados por comerciantes informais, agora regularizados com as empresas, da área.

Os equipamentos entregues no TI Joana Bezerra, que atende aproximadamente 44.178 passageiros por dia, contam com rede elétrica e hidráulica já instaladas e são personalizados. Essa é a primeira etapa do projeto, que já entregou 22 boxes no TI Barro, que atende cerca de 22.270 pessoas por dia.

O programa prevê a construção e implementação de 135 boxes em todos os Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife até dezembro de 2024, de acordo com o Diretor Presidente da Nova Mobi PE, Geraldo Menezes.

O programa já está em andamento há 19 meses, com a entrega dos 23 boxes em Joana Bezerra e mais 22 no TI Barro. O objetivo é expandir as ações e impactar o comércio e organização de todos os Terminais Integrados da região, trazendo os comerciantes informais para a formalidade, explicou Gilberto Menezes.

Todos os boxes futuros já possuem os contemplados cadastrados. Essas pessoas chegaram até o programa através do trabalho realizado pela Nova Mobi em cada TI, informando trabalhadores informais das áreas sobre o projeto e coletando as informações dos interessados, que precisaram abrir certificações como Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempreendedor (ME) para se inscreverem no programa.

Alguns comerciantes que já foram contemplados pelo programa relataram experiências positivas. Diogo Zelaquett, de 38 anos, e Denise Emanully, de 27, contaram que o programa transformou suas vidas permitindo a abertura de mais quiosques para suas respectivas lojas. Silene Santiago, de 42 anos, espera ter a mesma experiência, mas ressaltou o aspecto negativo do projeto, que é o pagamento de aluguel no valor de R$ 1.000 por mês.

O programa conta com parceiros como o SEBRAE e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), que participam no processo de qualificação e mapeamento dos contemplados. Além disso, possui parceria com o Grande Recife Consórcio, que realiza serviços de manutenção dos Terminais Integrados da RMR através de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Nova Mobi. Até o término do contrato em 2057, espera-se a geração de mais de 3 mil empregos e um investimento de R$ 113 milhões.

O projeto também passou por um processo de curadoria dos produtos ofertados nos boxes, para evitar a concorrência direta com os lojistas já presentes nos TIs. Os próximos locais a serem contemplados serão os TIs Camaragibe e Xambá, com a previsão de entrega em 2024.

O programa “InForma” busca oferecer oportunidades e alternativas para trabalhadores informais, promovendo o desenvolvimento econômico e a formalização dos microempreendedores individuais nos Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo