Falso despachante detido em flagrante por atuação ilegal no Detran-PE.

Um idoso de 65 anos foi preso em flagrante na última semana acusado de estelionato e corrupção ativa ao se passar por despachante do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). O suspeito oferecia serviços ilegais e prometia solucionar problemas relacionados à documentação de veículos e carteiras de habilitação dos motoristas. No momento da prisão, o homem ainda tentou subornar os policiais civis com uma quantia em dinheiro, mas foi autuado por corrupção ativa.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o suspeito atuava há pelo menos cinco anos em diversas regiões do estado. Ele enganava as vítimas, afirmando ser despachante do Detran ou ter um filho trabalhando no departamento. Utilizando essa falsa credibilidade, o idoso cobrava valores que chegavam a até R$ 4 mil para realizar os supostos serviços, sempre exigindo metade do valor adiantado.

Dentre os serviços oferecidos pelo estelionatário estavam a retirada de multas, obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e transferência de veículos com restrições. O falso despachante aproveitava-se de pessoas que buscavam facilidades e acabavam caindo no golpe. Ele trocava de residência constantemente, visando evitar ser descoberto, e mudava de região assim que suspeitava que sua atividade criminal estava correndo risco.

Durante a prisão, a polícia apreendeu diversos documentos relacionados às vítimas e aos veículos. O idoso foi encaminhado para a Delegacia de Afogados, localizada na Zona Norte do Recife, e posteriormente enviado ao presídio, onde aguardará decisão da Justiça.

A prática de se passar por despachante do Detran é ilegal e configura um crime. A população deve estar atenta a golpes como esse, que prometem agilidade nos processos burocráticos relacionados à documentação de veículos e habilitação. É importante sempre verificar a autenticidade dos profissionais e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o órgão responsável para obter informações sobre a idoneidade do prestador de serviços.

A polícia alerta que qualquer denúncia pode ser feita anonimamente, visando a colaborar com as investigações e evitar que mais pessoas sejam vítimas de fraudes. É fundamental que a população denuncie crimes como esse, contribuindo para a segurança e o combate à criminalidade. As autoridades ressaltam que ficar atento e ser cauteloso é a melhor forma de se prevenir contra golpes e evitar transtornos futuros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo