A Ilha de Deus, no Recife, será palco da 2ª Conferência Livre de Mobilidade, promovida na cidade.

Em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, a segunda edição da II Colmob – Conferência Livre de Mobilidade do Recife está acontecendo nos dias 22 e 23 de setembro. O evento foi criado em 2016 pela articulação em rede dos diversos movimentos sociais da mobilidade urbana e do direito à cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR), com o objetivo de fortalecer e ampliar a incidência política sobre mobilidade urbana e suas transversalidades a partir da mobilização das periferias do Grande Recife.

A abertura da conferência ocorreu ontem, dia 22, às 19h, na sede da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, na Ilha de Deus. O evento surge da necessidade de dialogar sobre a mobilidade urbana de forma ampla e participativa, tendo em vista o esvaziamento dos espaços oficiais de participação, como as Conferências Municipais de Trânsito e Transporte, que não ocorrem em Recife desde 2007.

Segundo o coletivo de organização idealizadora da ação, é urgente pensar e propor soluções de mobilidade que dialoguem com toda a diversidade sociogeográfica da cidade, contemplando não apenas as áreas de planície, mas também os morros e os rios. A conferência é um espaço livre para a incidência política, visando garantir o direito constitucional ao transporte e à mobilidade com as especificidades locais de cada território.

A programação do evento inclui mostra de filmes, apresentações culturais e mesas de diálogo. No sábado, dia 23, a primeira mesa de debate abordará a Conjuntura da Mobilidade Pernambucana, enquanto a segunda terá como tema “As utopias que não são utopias: questões da mobilidade que parecem impossíveis, mas já estão acontecendo”. Participarão do bate-papo representantes de organizações como Ameciclo, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Pernambuco (FND), Movimento Passe Livre, Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, Sindmetro-PE, Rede Meu Recife, Observatório de Mobilidade de Salvador e Bigu Comunicativismo.

Vale destacar que todas as propostas construídas durante a 2ª Conferência Livre servirão como subsídio para as conferências que discutirão a mobilidade urbana nas eleições municipais de 2024. A iniciativa é realizada pela Bigu Comunicativismo, Ameciclo, Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Rede Meu Recife, Movimento Passe Livre – Pernambuco, INCITI – Núcleo de Pesquisas Urbanísticas da UFPE e Escola de Ativismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo