Líder governista visa aprovação do projeto de renegociação de dívidas em breve, conforme indicações recentes no Senado.

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional, está empenhado em votar nos próximos dias o projeto do Desenrola Brasil, que trata da renegociação de dívidas de até R$ 20 mil com juros menores e prazos maiores de pagamento. O senador explicou que as regras de renegociação estabelecidas pela Medida Provisória 1.176/2023 perderão a validade no dia 3 de outubro, com o fim da vigência da MP. Para evitar esse problema, é necessária a aprovação do projeto de lei.

Para dar celeridade à tramitação, Randolfe afirmou que pretende negociar com o relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Rodrigo Cunha, a realização de uma única audiência pública, seguida da votação no colegiado e no Plenário, ainda na próxima semana. Dessa forma, busca-se agir com rapidez para garantir que as regras de renegociação estejam em vigor o mais breve possível.

Além de tratar da renegociação de dívidas, o projeto também estabelece limites para os juros cobrados no pagamento parcelado da fatura do cartão de crédito. Essa medida tem o objetivo de proteger os consumidores, evitando que sejam cobrados juros abusivos, o que pode levar a um endividamento cada vez maior.

No entanto, nem todos estão convencidos de que essa é uma boa medida. O senador Rogerio Marinho, líder da oposição, avalia que a redução das taxas por meio de lei pode dificultar o acesso ao crédito para aqueles que mais precisam. Segundo o senador, os bancos podem se tornar menos dispostos a conceder empréstimos, uma vez que teriam limites impostos por lei.

Essa divergência coloca em evidência a necessidade de um debate amplo sobre o tema, a fim de se encontrar um equilíbrio entre a proteção dos consumidores e a manutenção do acesso ao crédito. Portanto, a realização de uma audiência pública para discutir o projeto de lei é fundamental, possibilitando que diferentes pontos de vista sejam apresentados e considerados.

A expectativa é que, com uma tramitação célere e uma discussão aprofundada, o projeto do Desenrola Brasil seja aprovado e se torne uma importante ferramenta para auxiliar aqueles que estão endividados, permitindo-lhes renegociar suas dívidas em condições mais favoráveis. Ao mesmo tempo, é fundamental que sejam encontradas soluções que não prejudiquem o acesso ao crédito e a estabilidade do sistema financeiro como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo