Repórter Recife – PE – Brasil

O ex-presidente Lula diminuiu suas atividades e se prepara para passar por uma cirurgia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou de sua intensa agenda internacional nos Estados Unidos e em Cuba e já está de volta ao Brasil. Nesta sexta-feira (22), Lula recebeu a visita do membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista (PC) da China, Li Xi, no Palácio do Planalto.

Durante o encontro, os líderes abordaram a reaproximação entre Brasil e China e a retomada de investimentos, principalmente na área de tecnologia. Lula ressaltou o interesse da Embraer em instalar uma unidade produtiva na China, além das oportunidades de negócios oferecidas pelo governo brasileiro nos projetos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Após encerrar o expediente, o presidente retornou à sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, onde passará o fim de semana. Na próxima terça-feira (26), Lula receberá a visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, em Brasília.

No entanto, o ritmo da agenda nos próximos dias deverá ser mais reduzido, já que o presidente passará por uma cirurgia no quadril no dia 29 de setembro. Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem sentindo dores com maior frequência. A cirurgia, chamada de artroplastia do quadril, consiste em substituir a articulação afetada por uma prótese artificial, proporcionando alívio da dor, correção de deformidades e recuperação do movimento da articulação.

A recuperação após a cirurgia deve durar cerca de seis semanas, mas Lula planeja continuar despachando do Palácio da Alvorada antes disso. A expectativa é que o procedimento proporcione maior conforto para a realização de atividades diárias e locomoção.

A visita de Li Xi e a futura visita do primeiro-ministro vietnamita destacam a importância do Brasil na arena internacional. O encontro com líderes internacionais evidencia a busca por parcerias e a retomada de investimentos estratégicos para o país. O governo brasileiro está empenhado em fortalecer relações econômicas e diplomáticas com outros países, visando o crescimento e desenvolvimento da nação.

Portanto, mesmo diante de uma agenda mais tranquila, Lula continua se dedicando ao fortalecimento das relações bilaterais e à busca de oportunidades de negócios que impulsionem a economia brasileira. A cirurgia no quadril é uma medida necessária para garantir sua saúde e bem-estar, mas não diminui o comprometimento do presidente em trabalhar em prol do país.

Sair da versão mobile