Repórter Recife – PE – Brasil

O Primeiro-Ministro canadense, Justin Trudeau, garantiu ao líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, que o Canadá apoiará a Ucrânia pelo tempo necessário.

Na última sexta-feira (22), o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, se reuniu em Ottawa com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em busca de apoio no conflito contra a Rússia. Trudeau prometeu ajudar Kiev “o tempo que for necessário” e anunciou o envio de novo material militar para o país.

Zelensky, que recentemente participou da Assembleia Geral da ONU e visitou a Casa Branca, está completando seu giro diplomático no Canadá. O objetivo é manter o apoio e a solidariedade ocidental na luta contra a Rússia. Trudeau, líder de um país com uma importante diáspora ucraniana, recebeu Zelensky em Ottawa com um abraço caloroso. Ambos participaram de uma reunião bilateral e discursaram no Congresso do Canadá.

O primeiro-ministro canadense anunciou um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 650 milhões de dólares canadenses em três anos. Esse pacote inclui 50 veículos blindados e o treinamento de pilotos inovadores em aviões de combate F-16.

“Estaremos com vocês, ao lado de todos os heróis dessa luta calorosa, durante o tempo que for necessário”, afirmou Trudeau. “A história nos julgará por como defenderemos os valores democráticos. E a Ucrânia está na vanguarda desta grande questão do século XXI”.

Zelensky expressou sua gratidão ao Canadá, afirmando que o país “sempre defendeu a justiça”. Ele também fez um apelo para que o Canadá permaneça ao lado da Ucrânia até a vitória. Os dois líderes viajaram juntos para Toronto, onde se encontraram com empresários e membros da comunidade ucraniana.

Essa é a primeira visita de Zelensky ao Canadá desde o início da invasão russa em fevereiro deste ano. O Canadá é o último país do G7 visitado pelo líder ucraniano e tem a segunda maior diáspora ucraniana do mundo, com cerca de 1,4 milhão de pessoas.

Além disso, o Canadá havia se comprometido anteriormente a destinar 8,9 bilhões de dólares canadenses para apoiar a Ucrânia, incluindo 1,8 bilhão de dólares canadenses em ajuda militar. O envio de 50 veículos blindados anunciado nesta sexta-feira se soma aos anúncios anteriores de tanques e outros equipamentos.

Zelensky também expressou seus agradecimentos ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela ajuda fornecida ao seu país e pediu sua continuação. Biden anunciou um novo pacote de assistência militar de 325 milhões de dólares e afirmou que os tanques Abrams chegarão à Ucrânia na próxima semana.

Por fim, Zelensky fez questão de agradecer ao Congresso americano, que atualmente está debatendo a votação de um novo pacote de ajuda à Ucrânia. Alguns legisladores republicanos próximos ao ex-presidente Donald Trump se opõem a esse auxílio.

Sair da versão mobile